Especialistas: mais da metade da população do Afeganistão precisa de assistência para salvar vidas

Fonte: Wikinotícias

27 de fevereiro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

Especialistas humanitários alertam que mais de 24 milhões de pessoas, ou 59% da população do Afeganistão, estão vivendo com dietas de fome e forçadas a tomar medidas extremas para sobreviver.

Oito especialistas seniores em emergências da ONU e de organizações não governamentais concluíram recentemente uma missão de cinco dias no Afeganistão. Eles descrevem o nível de necessidades humanitárias como sem precedentes. Eles dizem que estão chocados com a enormidade do sofrimento humano que testemunharam.

Os especialistas dizem que muitos afegãos não sobreviverão às terríveis condições em que vivem sem apoio internacional. E isso, eles observam, está severamente ausente. O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) informa que apenas 13% do apelo de US$ 4,44 bilhões das Nações Unidas para este ano foi financiado.

O porta-voz do OCHA, Jens Laerke, disse à VOA que a competição pelo apoio de doadores de uma infinidade de países, incluindo Ucrânia, Iêmen e República Democrática do Congo, é intensa e crescente. No entanto, ele disse que a situação do povo afegão não deve e não pode ser ignorada.

“As reservas das pessoas estão esgotadas, forçando muitos a mecanismos prejudiciais de sobrevivência para sobreviver, incluindo casamentos infantis e trabalho infantil. Mulheres e meninas, em particular, são afetadas por seus direitos humanos, participação na sociedade, sua capacidade de trabalhar e acesso à educação ameaçado”, disse ele.

Laerke disse que o número de pessoas que precisam de ajuda para salvar vidas aumentou 30% desde a tomada do país pelo Talibã em agosto. Ele disse que as consequências de não responder às suas necessidades são muito duras.

“Significa simplesmente que as mulheres grávidas não terão um hospital para dar à luz… Falamos sobre meninas e seu acesso à escola, mas aqui – isso significa que ninguém vai à escola… A necessidade de nutrição e alimentação das pessoas não ser conhecido. As pessoas simplesmente não terão o suficiente para comer. Eles vão passar fome”, disse.

Laerke disse que o medo dos doadores de que seu dinheiro vá para o Talibã e não para ajudar o povo afegão é injustificado. Ele disse que todo o dinheiro vai para a ONU e organizações humanitárias privadas para as quais se destina.

Nos últimos meses, ele diz que as agências de ajuda humanitária conseguiram ampliar suas operações sem interferência para fornecer assistência que salva vidas a pessoas em necessidade desesperada.

Fonte

  • ((en)) Lisa Schlein. Experts: More Than Half of Afghanistan’s Population Need Lifesaving Assistance — Voz da América <span title="ctx_ver=Z39.88-2004&rfr_id=info%3Asid%2Fpt.wikinews.org%3AEspecialistas%3A+mais+da+metade+da+popula%C3%A7%C3%A3o+do+Afeganist%C3%A3o+precisa+de+assist%C3%AAncia+para+salvar+vidas&rft.au=Lisa+Schlein&rft.btitle=Experts%3A+More+Than+Half+of+Afghanistan%E2%80%99s+Population+Need+Lifesaving+Assistance&rft.date=Erro Lua em Módulo:ISO na linha 17: attempt to index local 'input' (a nil value).&rft.genre=unknown&rft.pub=Voz+da+Am%C3%A9rica&rft_id=https%3A%2F%2Fwww.voanews.com%2Fa%2Fexperts-more-than-half-of-afghanistan-s-population-need-lifesaving-assistance%2F6461840.html&rft_val_fmt=info%3Aofi%2Ffmt%3Akev%3Amtx%3Abook" class="Z3988">