Saltar para o conteúdo

Especialista: "Trump tenta colocar seu oponente de joelhos”

Fonte: Wikinotícias

4 de fevereiro de 2025

link=mailto:?subject=Especialista:%20"Trump%20tenta%20colocar%20seu%20oponente%20de%20joelhos”%20–%20Wikinotícias&body=Especialista:%20"Trump%20tenta%20colocar%20seu%20oponente%20de%20joelhos”:%0Ahttps://pt.wikinews.org/wiki/Especialista:_%22Trump_tenta_colocar_seu_oponente_de_joelhos%E2%80%9D%0A%0ADe%20Wikinotícias Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

link=mailto:?subject=Especialista:%20"Trump%20tenta%20colocar%20seu%20oponente%20de%20joelhos”%20–%20Wikinotícias&body=Especialista:%20"Trump%20tenta%20colocar%20seu%20oponente%20de%20joelhos”:%0Ahttps://pt.wikinews.org/wiki/Especialista:_%22Trump_tenta_colocar_seu_oponente_de_joelhos%E2%80%9D%0A%0ADe%20Wikinotícias Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Donald Trump “está negociando a partir de uma posição de força” e busca “colocar seu oponente de joelhos”, como demonstrou em suas relações com Colômbia, México e Canadá, segundo a especialista em relações internacionais Beatriz De Majo.

Na mesma semana em que Trump tomou posse, a Colômbia concordou em receber voos de cidadãos deportados dos Estados Unidos (EU) depois que a Casa Branca anunciou amplas sanções de visto e aumento de tarifas sobre importações de produtos colombianos.

Já ontem, Canadá e México fizeram acordos com os EU após Trump anunciar uma tarifa de 25% sobre produtos importados dos dois países. Os governos canadense e mexicano concordaram em aumentar os controles nas fronteiras para combater o tráfico de drogas e a migração ilegal.

Nos primeiros dias de sua segunda presidência, “Trump age muito rapidamente, exagerando” em decisões e declarações para obter reações favoráveis ​​como as dos presidentes Gustavo Petro, da Colômbia, e Claudia Sheinbaum, do México, disse De Majo.

"Tudo faz parte de uma estratégia mais complicada, que não tem nada a ver com o comércio, mas com a conjunção de vários elementos", que vão além do político e estão relacionados ao crime organizado, disse ela à VOA .

Ela também salientou que com a China a negociação será diferente, apesar de Trump ter anunciado uma tarifa de importação de 10% que entrou em vigor hoje.

Notícias Relacionadas

[editar | editar código-fonte]
  • Donald Trump envía "señales diversas" sobre su política para Venezuela: expertos — Voz de América, 4 de fevereiro de 2025