Escritor e crítico Christopher Hitchens morre aos 62 anos

Fonte: Wikinotícias
Christopher Hitchens falando em 2007 na conferência The Amazing Meeting 5 (TAM5) em Las Vegas, Estados Unidos.
Imagem: ensceptico.

17 de dezembro de 2011

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Britânico por nascimento, o jornalista, escritor e comentarista político Christopher Hitchens morreu ontem aos 62 anos no MD Anderson Cancer Center, em Houston, Texas, após o diagnóstico de câncer de esôfago em Junho de 2010.

Hitchens nasceu em 1949 em Portsmouth, Grã-Bretanha, no Reino Unido. Depois de se formar a partir de Oxford com um grau de terceira classe na política, filosofia e economia em 1970, Hitchens escreveu brevemente no Times Higher Educational Supplement, antes de passar para o New Statesman, onde conheceu o escritor Martin Amis. Depois de se mudar para os Estados Unidos em 1981, ele começou a escrever publicações para americanos como Vanity Fair, The Atlantic e Slate.

Em anos mais recentes, Hitchens ao lado de George W. Bush deu apoio à guerra no Iraque e também passou a escrever um livro polêmico sobre religião, God Is Not Great (Deus Não É Grande), seguindo um tema aparente em seus esforços anteriores para desbancar a Madre Teresa "uma fanática, uma fundamentalista e uma fraude", de acordo com Hitchens. A morte de Jerry Falwell (em 2007) levantou a ira Hitchens, afirmando que é "uma vergonha que não há inferno para Falwell para ir agora" e por ter chamando ele de "fraude baseada na fé".

Em suas memórias, Hitch-22, ele escreveu sobre um encontro sexual com dois (sem nome) membros masculinos da gabinete da ex-primeira-ministra inglesa Margaret Thatcher (1979-1990). Hitchens é bem conhecido por seu hábito de fumar e beber, consumindo 50.000 cigarros por ano, de acordo com relatório e beber o suficiente todos os dias "para atordoar a mula média" (de acordo com o próprio Hitchens). A descoberta do câncer no ano passado foi, de acordo com Hitchens, "algo tão previsível e banal que mesmo me aborrece".

Salman Rushdie, a quem Hitchens tinha apoiado contra a fatwa (decreto religioso) do Aiatolá Khomeini (1902-1989), escreveu no Twitter após a morte de Hitchens: "Goodbye, my beloved friend. A great voice falls silent. A great heart stops." ("Adeus, meu amigo amado. A grande voz cai [no] silêncio. Um grande coração parou.").

Hitchens não estava perto de seu irmão Peter Hitchens, um colunista conservador. Ele deixa esposa Carol Blue, a filha Antonia e duas crianças Alexandre e Sophia de um casamento anterior.

Notícia Relacionada

Fontes