Câmara dos Deputados votou para remover estátuas confederadas do Capitólio

Fonte: Wikinotícias

23 de julho de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei para remover do Capitólio todos os monumentos para pessoas que serviram aos Estados Confederados da América durante a Guerra civil.

O projeto foi aprovado por 305 votos a favor e 113 contra. A iniciativa foi apoiada por todos os democratas e 72 republicanos, além de um congressista independente, Justin Amash, de Michigan.

O líder da maioria democrata, Steny Hoyer, que apresentou o projeto, disse em uma entrevista coletiva que remover as estátuas seria uma manifestação de "integridade e convicção". "Defensores e ideólogos de rebelião, escravidão, segregação e supremacia branca não têm lugar neste templo de liberdade", disse ele.

A deputada democrata Karen Bass, presidente do Conselho de Legisladores Negros do Congresso, disse que a remoção das estátuas seria uma homenagem ao falecido congressista John Lewis.

"O que ele lutou todos os dias é exatamente o oposto desses símbolos", disse ela. "Como legisladora negra, acredito que a presença dessas estátuas significa aceitação da ideia de supremacia branca e racismo".

O projeto menciona especificamente a necessidade de remover as estátuas de John Calhoun, Charles Aycock e John Clark. O documento afirma que eles desempenharam um papel importante na proteção da escravidão e segregação.

O projeto pede a remoção de um busto do ex-juiz da Suprema Corte dos EUA, Roger Taney, que foi o autor da infame decisão Dred Scott em 1857, segundo a qual os escravos não eram cidadãos e não tinham o direito de ir a tribunal. O busto de Tainey será substituído por de Thurgood Marshall, o primeiro juiz afro-americano da Suprema Corte.

O projeto irá agora para o Senado, onde alguns republicanos expressaram dúvidas sobre a necessidade de remover as estátuas.

"Parece-me que isso já é demais — toda essa bobagem que precisamos para retocar o Capitólio e excluir todas as figuras dos anos anteriores que têm algo a ver com a escravidão", disse em junho o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell.

Fontes