Após vitória na Geórgia, Senado dos EU será controlado por democratas; Câmara e Casa Branca já estavam nas mãos dos democratas

Fonte: Wikinotícias

6 de janeiro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Com a vitória hoje dos dois candidatos democratas na Geórgia, Raphael Warnock e Jon Ossoff, e com Kamala Harris, no seu papel de vice-presidente assumindo também a função de presidente do Senado, onde terá o voto de Minerva em caso de disputas, o Partido Democrata está agora em vantagem no Congresso dos Estados Unidos.

Os democratas já controlavam a Câmara dos Deputados e, com a posse de Joe Biden no próximo dia 20, controlarão também a Casa Branca.

A maioria no Congresso é importante para futuras votações a favor de medidas e projetos propostos por Biden.

Warnock, pastor de uma igreja em Atlanta que já foi presidida pelo líder dos direitos civis Martin Luther King Jr., derrotou a republicana Kelly Loeffler e se tornou o primeiro afrodescendente a vencer no estado. Já Ossoff, um ex-assessor do Congresso e produtor de documentários para a televisão, venceu o também republicano David Perdue.

A Geórgia, um dos estados mais escravocratas da história dos Estados Unidos, foi decisiva não só na reviravolta no Congresso, mas também na vitória de Biden sobre Trump.

Notícia relacionada

Fontes