Anistia Internacional condena prisões em massa na Bielorrússia

Fonte: Wikinotícias

16 de julho de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Logo da Anistia Internacional
Logo da Anistia Internacional
Estados membros da Anistia Internacional
Estados membros da Anistia Internacional
Estados membros da Anistia Internacional

A Anistia Internacional comentou a prisão de mais de duzentos manifestantes que participaram de protestos em Minsk e outras cidades da Bielorrússia.

"As pessoas que se reuniram para denunciar políticos da oposição na lista de candidatos à presidência tinham todo o direito de sair às ruas", disse Aisha Dzhang, gerente sênior das campanhas da Anistia Internacional na Bielorrússia. "O protesto pacífico é uma maneira importante de exercer os direitos à liberdade de reunião e expressão pacíficas".

"Os manifestantes afirmam que a única razão pela qual os opositores políticos de Alexander Lukashenko foram removidos da eleição é porque ele quer concorrer ao sexto mandato consecutivo como presidente sem encontrar resistência", lembrou ela.

Segundo Dzhang, embora as manifestações tenham sido pacíficas, a polícia recorreu ao uso excessivo e desnecessário da força, o que provocou uma reação violenta de alguns manifestantes que tentaram impedir prisões e espancamentos. Alegadamente, jornalistas também foram detidos durante a repressão.

“As autoridades bielorrussas devem respeitar os direitos humanos e não devem dispersar e processar as pessoas que afirmam seus direitos e escolha política. Quem é detido simplesmente por protestos pacíficos em Minsk ou em outras cidades é deve ser imediata e incondicionalmente libertado”, resumiu Dzhang.

Lembre-se que em 14 de julho pelo menos 220 ativistas foram detidos em Minsk e outras cidades da Bielorrússia durante a dispersão de protestos contra a não admissão de dois candidatos da oposição nas eleições presidenciais.

No final de maio, o popular blogueiro Sergei Tikhanovsky foi preso, que expressou o desejo de participar das eleições presidenciais. Mais tarde, foram instaurados processos criminais contra ele e outro candidato potencial à presidência, Victor Babariko.

Fontes