Ajuda:Tutorial/Escrever uma notícia: diferenças entre revisões

Fonte: Wikinotícias
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Alexanderps (discussão | contribs)
m Revertidas edições por 41.210.241.220, para a última versão por Wutsje
Linha 5: Linha 5:
Quando aprenderes, está pronto para criar uma notícia!
Quando aprenderes, está pronto para criar uma notícia!


Hoje em Oliveira em Minas Gerais a lua tá diferente muito esquisita,pois eu tinha olhado no calendario que a lua iria ser crescente,foi muito estranho eu sai com a minha mãe estava escurecendo o céu estava ficando preto,passou um tempo eu olhei o céu e falei a minha mãe:_Olha la mãe como a lua ta estranha pois ela ta virada e esta faltando um pedaço.
==Sua história é notícia?==
Eu e minha mãe olha bem para a lua,estava muito esquisito eu cheguei a pensar que a Terra estava acabando.Depois eu vi uma especie de nave-espacial eu começei a ficar arepiada,come-sei a da um titulo (Ete valta a Terra e começa a destruir a Lua).Eu fiquei certa que era nave-espacial porque tinha tipo uma luz piscando e fazia o redondo.


Em primeiro lugar, você precisa descobrir se o que deseja escrever é aceito pelo Wikinotícias. Este projeto '''somente''' aceita '''notícias''' e '''coberturas jornalísticas'''. Artigos enciclopédicos devem ser publicados na [[w:|Wikipédia]]. Para mais informações, veja o [[project:Guia de Conteúdo|Guia de Conteúdo]].



Se procura por uma lista de possíveis fontes para novas histórias, você deve visitar a página de [[{{ns:4}}:Recursos|recursos]] ou de [[Wikinotícias:Propor uma história#Propostas actuais|propostas actuais]] para histórias.

Isso é uma história real
tenho:11 anos


==Como criar uma história==
==Como criar uma história==

Revisão das 02h29min de 30 de julho de 2009


Logotipo do Wikinotícias
Políticas
Política de bloqueio
Política de eliminação
Política de proteção
Política dos robôs
Política dos estatutos
Pedidos a usuários
Administradores
Burocratas
Verificadores
Guias de ajuda
Guia de conduta
Guia de conteúdo
Guia de edição
Guia de eliminação
Guia de estilo
Páginas especiais
Todos os tutoriais
Espaço de trabalho
Redação
Propor notícia

Para escrever um artigo é primeiro necessário aprender a editar uma página. Sinta-se à vontade para experimentar um pouco na página de testes, antes de começar a edição de facto.

Quando aprenderes, está pronto para criar uma notícia!

Hoje em Oliveira em Minas Gerais a lua tá diferente muito esquisita,pois eu tinha olhado no calendario que a lua iria ser crescente,foi muito estranho eu sai com a minha mãe estava escurecendo o céu estava ficando preto,passou um tempo eu olhei o céu e falei a minha mãe:_Olha la mãe como a lua ta estranha pois ela ta virada e esta faltando um pedaço. Eu e minha mãe olha bem para a lua,estava muito esquisito eu cheguei a pensar que a Terra estava acabando.Depois eu vi uma especie de nave-espacial eu começei a ficar arepiada,come-sei a da um titulo (Ete valta a Terra e começa a destruir a Lua).Eu fiquei certa que era nave-espacial porque tinha tipo uma luz piscando e fazia o redondo.



                        Isso é uma história real

tenho:11 anos

Como criar uma história

Crie um título para a notícia

Digite o nome desejado para a notícia na caixa "pesquisa" que se encontra ao lado esquerdo desta página. (Atenção: verifique se a sua notícia já não foi criada sob outro título ou se outra página já contem o conteúdo que deseja postar)

Clique no botão "Ir" e aparecerá um link vermelho com o mesmo título que escreveste na caixa "pesquisa". Clique sobre ele e aparecerá a caixa de edição.

Caso o método acima não esteja funcionando, vá a Página principal e digite o título da notícia no campo "Criar artigo". Também podes editar uma página e linkar o título com o uso de [[colchetes]]. Aperte o botão "mostrar previsão" e clique sobre o título.

Escreva o seu artigo

Coloque a data

Na caixa de edição, escreva {{origem|local=1|data=2}}, onde local deve ser preenchido com o local onde a notícia ocorreu (e deve ser escrito da seguinte maneira: [[w:Local|Local]], originando uma ligação para a Wikipédia) e em data deve ser inserida a data da notícia, mas existem exceções:

  1. Caso esteja escrevendo a notícia no mesmo dia que ela ocorreu, insira da data corrente, sob a forma DIA de MÊS (com o mês em maiúscula, i.e Maio) de ANO.
  2. Se a notícia ocorreu uma semana atrás (i.e. um acidente de avião ou a divulgação de um escândalo de corrupção), deve-se inserir a data correspondente a uma semana atrás (note que a utilização de semana é um exemplo). A data deve seguir o mesmo formato do ponto acima.

Caso o local onde ocorreu a notícia seja muito abrangente (i.e. Brasil cai no ranking da FIFA), prefira usar a predefinição {{data|DIA de MÊS de ANO}}.

Escreva o artigo

Escreva em estilo jornalístico a sua notícia seguindo o Guia de Estilo. Respeite rigorosamente o Código de Ética e a política de direitos autorais. Serão removidos os artigos que no todo ou em parte forem cópia exata de outros textos protegidos por direito autoral e que não são livres. Não faça "copy" (copiar) e "paste" (colar)!

Caso queira acrescentar imagens à história: mesmo que nenhuma imagem esteja disponível para o acontecimento em curso, talvez seja útil fornecer ao leitor algum tipo de desenho, mapa ou ícone que represente algumas das características do acontecimento.

Você pode carregar imagens que são de domínio público no Wikimedia Commons, um projeto irmão-internacional do Wikinotícias que armazena todo o tipo de mídia para os projetos da Wikimedia. É necessário estar registrado no Commons para carregar uma imagem.

Coloque as Referências (Fontes)


É imprescindível o uso das referências da notícia em sua página. O uso de fontes preserva a credibilidade do Wikinotícias, e caso uma notícia esteja por mais de uma semana sem suas fontes, será eliminada mediante uso da {{sem referências}}. Leia a seção do Código de Ética que fala sobre referências.

Depois de escrever e datar a notícia, é necessário especificar as referências (ou fontes). Caso sejam fontes, o site de qual a idéia da notícia foi retirada deve ser citado. Se for uma referência bibliográfica, o simples uso de uma seção "Bibliografia" resolve o caso.

As fontes devem vir listadas numa seção separada chamada "Fontes". Já existe a predefinição {{fonte}}, criada para auxiliá-lo. Para usá-la, siga o exemplo abaixo:

*{{fonte
|url=
|título=
|autor=
|pub=
|data=}}
  • url= o site da onde foi retirada a idéia da notícia. Exemplo: http://www.estadao.com.br/tecnologia/informatica/2005/fev/23/34.htm
  • título= o título da notícia no site-fonte. Exemplo: Apple deve anunciar novos modelos de iPods
  • autor= o(s) repórter(es) responsáveis pela notícia. Caso nenhum repórter seja citado, deixe o campo em branco. Exemplo: João Magalhães
  • pub= qual o jornal, revista, publicação (etc) que publicou a notícia. Exemplo: O Estado de São Paulo
  • data= a data da notícia pelo site. Atenção: a data deve seguir o modelo de datas adotado no Wikinotícias; DIA de MÊS (com inicial maiúscula) de ANO. Exemplo: 23 de Fevereiro de 2005

Os seguintes exemplos devem produzir o seguinte código:

{{fonte|url=http://www.estadao.com.br/tecnologia/informatica/2005/fev/23/34.htm| título=Apple deve anunciar novos modelos de iPods|autor=João Magalhães|pub=O Estado de São Paulo|data=23 de Fevereiro de 2005}}

E a seguinte marcação:

Você também pode citar outras notícias do próprio Wikinotícias como complemento:

==Ver também==

*[[Exemplo]]

E páginas externas! Exemplo: a notícia traz o lançamento do navegador Mozilla Firefox, e seria prudente informar a página oficial do navegador. Basta fazer isto (consulte também as ferramentas do repórter):

==Links externos==

*[http://firefox.com Página oficial do Mozilla Firefox]

Atribua as categorias e os interwikis ao artigo

Todo artigo deve ser listado sob uma ou mais categorias. Consulte categorias e assunto das páginas para descobrir quais categorias são as mais apropriadas e como adicioná-las.

  • Para adicionar um artigo a uma categoria, coloque o texto [[Categoria:Nome da categoria]], aonde Nome da categoria deve ser a categoria desejada, como Brasil. As categorias devem ser inseridas no final do teu artigo.

Os interwikis são ligações para equivalentes da página em outras línguas. Exemplo: para Página principal temos en:Main Page. Para adicionar um interwiki utilize a marcação [[en:Nome do artigo]], aonde Nome do artigo deve ser o nome do artigo no Wikinotícias em outra língua. Note que en: se refere ao Wikinotícias em língua inglesa. Para saber quais os Wikinotícias existentes, consulte a página do Wikinews no Meta.

Faça uma revisão do artigo

Depois que realmente terminar o teu artigo, perca um pequeno período de tempo para fazer, pelo menos, uma breve revisão. Procure garantir que o artigo segue as orientações do Guia de Estilo, do Guia de Conteúdo e, principalmente, veja se ele respeita rigorosamente o Código de Ética. Para visualizar seu artigo sem salvá-lo, clique no botão Mostrar previsão localizado ao lado do botão "Salvar página", no fim da página.

Há algumas verificações importantes que podem ser feitas de maneira rápida. Observe se a data do artigo está correta, se as referências foram especificadas corretamente (se for um link para uma outra página da internet, verifica se o link está certo. Verifica também se a autoria do artigo é realmente aquela definida na referência. Lembra-te que a autoria de uma história nem sempre é o nome da organização responsável pelo sítio onde ela está). Verifique a ortografia e a digitação, e veja se os links (tanto internos como externos) foram escritos corretamente.

Publique o artigo

Depois que você terminou de escrever sua notícia, clique no botão Salvar página (tenha o hábito de usar mais o botão Mostrar previsão do que o "Salvar página"). Caso considere que seu artigo ainda não esteja pronto, salve também a predefinição {{artigo em desenvolvimento}}.

Lembre-se que o artigo só será "publicado" (i.e. aparecerá na Página principal) se nenhuma predefinição das que constam aqui estiver presente na página.

Se for possível acompanhe o seu artigo durante os três primeiros dias para certificar-se de que ele passou numa primeira revisão da comunidade (as fontes foram citadas e nenhum direito autoral foi violado).

Após um período de sete dias (teoricamente), o artigo será protegido contra novas edições, conforme política do Wikinotícias. Caso deseje realizar alguma modificação em uma notícia protegida, consulte a política de proteção.