São Tomé: Três dias de Luto Nacional por Omar Bongo: diferenças entre revisões

Fonte: Wikinotícias
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
GabrielaM (discussão | contribs)
[[|]]
(Sem diferenças)

Revisão das 20h05min de 16 de junho de 2009

São Tomé, São Tomé e Príncipe • 14 de junho de 2009

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Depois do anúncio da morte de El Hadji Omar Bongo Odimba, Presidente do Gabão, "amigo próximo" do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP) o Governo de São Tomé e Príncipe decretou três dias de Luto Nacional, com a Bandeira a meia haste, na última segunda-feira (9). O Conselho de Ministro extraordinário esteve reunido na tarde de segunda-feira no Palácio do Povo.

Depois do Comité de Libertação de São Tomé e Príncipe ter transformado em MLSTP em 1972 em Malabo, Guiné-Equatorial, com o Manuel Pinto da Costa que ascendeu a Secretário-geral do movimento após da sua chegada da então Alemanha Oriental, sufocou as sucessivas demandas que reinava na altura entre Guadalupe de Ceita e Miguel Trovoada.

Devido a algumas crispações em Malabo com antigo Presidente Massias Nguema o MLSTP instalou-se no Gabão aproveitando o principio de proximidade, visibilidade internacional e segurança dos seus Membros. Presidente gabonês, Omar Bongo, acolheu e financiou o MLSTP durante a luta contra Portugal, até a independência de São Tomé e Príncipe a 12 de Julho de 1975.

o Presidente promulgou o Decreto Governamental onde considera que:

[Omar Bongo] foi uma figura inquestionável e que se destacou como amigo do povo santomense e que contribui de forma remarcavel na luta pela independência nacional, tendo acolhido e apoiado directamente no solo patrio gabonês o Movimento nacionalista que na ocasião lutava pela autodeterminação e independência de São Tomé e Príncipe.

Fradique de Menezes

Confira quem reuniu e assinou o decreto:

Fonte