97 pessoas morrem em tumultos na Etiópia após assassinato de um cantor: diferenças entre revisões

Fonte: Wikinotícias
[edição verificada][edição verificada]
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
O ficheiro HachaluHundessa2019.jpg teve de ser removido pois foi apagado no Commons por Ellywa: per c:Commons:Deletion requests/File:HachaluHundessa2019.jpg
 
Linha 1: Linha 1:
{{data|4 de julho de 2020}}
{{data|4 de julho de 2020}}
{{Obituário}}
{{Obituário}}

[[imagem:HachaluHundessa2019.jpg|thumb|230px|esquerda|Hachalu Hundessa]]
O assassinato do popular cantor e ativista {{w|oramas|oromo}}, Hachalu Hundessa, causou enorme indignação por parte de seus compatriotas e motins na capital da Etiópia e diversas outras áreas. 97 pessoas já foram mortas, incluindo quatro policiais.
O assassinato do popular cantor e ativista {{w|oramas|oromo}}, Hachalu Hundessa, causou enorme indignação por parte de seus compatriotas e motins na capital da Etiópia e diversas outras áreas. 97 pessoas já foram mortas, incluindo quatro policiais.



Edição atual desde as 10h41min de 6 de fevereiro de 2022

4 de julho de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O assassinato do popular cantor e ativista oromo, Hachalu Hundessa, causou enorme indignação por parte de seus compatriotas e motins na capital da Etiópia e diversas outras áreas. 97 pessoas já foram mortas, incluindo quatro policiais.

Hundessa, de 34 anos, foi morto a tiros em Gelan, um subúrbio de Adis Abeba, às 21h30 do dia 29 de junho por um estranho e morreu poucas horas depois no hospital. Ele é um dos cantores mais populares do país, por expressar a angústia dos 50 milhões de oromos, que tradicionalmente se sentem marginalizados na Etiópia.

Seu primeiro álbum, Sanyii Mootii, foi lançado em 2009. Devido ao tom crítico ele foi preso por cinco anos. Na prisão, escreveu suas músicas mais populares. Em 2013, ele excursionou pelos Estados Unidos, onde gravou o segundo álbum Waa'ee Keenyaa, que se tornou o álbum africano mais popular da Amazon.

Em 2015, lançou a canção "Maalan Jira?", que recebeu mais de três milhões de visualizações no YouTube. Em 2017, gravou "Jirra". Em dezembro do mesmo ano se apresentou na capital, arrecadando dinheiro para as famílias expulsas. Dois anos de protestos em massa se espalharam por Oromia, onde 30 mil pessoas foram presas.

Hundessa desempenhou um papel importante nos protestos dos oromos, que derrubaram em fevereiro de 2018 o então governo Hailemariam Desalegn e instalaram como primeiro-ministro Abiy Ahmed Ali, cujo pai é um oromo. O novo primeiro-ministro libertou prisioneiros políticos e suspendeu a proibição de vários partidos prometendo eleições honestas.

Em 2 de julho, Hundessa foi enterrado em uma igreja em sua cidade natal, Ambo, cerca de 100 km a oeste da capital. Houve tumultos, nos quais 97 pessoas morreram em três dias — nas mãos das forças de segurança ou em confrontos interétnicos. Muitas propriedades públicas e privadas foram danificadas ou saqueadas, veículos queimados. Houve várias explosões que causaram mortes.

O primeiro-ministro Abiy Ahmed chamou o assassinato do cantor e eventos subsequentes de "tentativas coordenadas" de desestabilizar a situação no país, sem indicar suspeitos. No ano passado, ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz, especialmente por seu sucesso na resolução de um conflito de vários anos com a Eritreia.

Até o momento, cinco pessoas foram presas como parte da investigação do assassinato. As autoridades acusam abertamente os separatistas da Frente de Libertação Oromo e da Frente de Libertação do Povo Tigré.

Em 3 de junho, houve um pouco de calma na capital, muitas lojas e escritórios foram reabertos, mas a internet ainda está desativada em todo território. O cantor deixou a esposa e dois filhos.

Fontes