Morreu antigo presidente do Mali afastado em golpe de estado de 2020: diferenças entre revisões

Fonte: Wikinotícias
[edição verificada][edição verificada]
m Protegeu "Morreu antigo presidente do Mali afastado em golpe de estado de 2020": Robô: A proteger todos os artigos da categoria 17 de janeiro de 2022 ([Editar=Permitir apenas administradores] (indefinidamente) [Mover=Permitir apenas administradores] (indefinidamente))
(Sem diferenças)

Revisão das 16h12min de 24 de janeiro de 2022

17 de janeiro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Morreu o antigo presidente do Mali Ibrahim Boubacar Keita, derrubado do poder num golpe militar em 2020 depois de sete turbulentos anos no poder, disseram entidades oficiais

Conhecido pelas suas iniciais IBK, Keita governou entre Setembro de 2013 e Agosto de 2020 num período em que rebeldes islâmicos se apoderaram de largas zonas do país o que fez cair a sua popularidade.

Tropas francesas foram enviadas em 213 para o Mali para impedir os rebeldes de tomarem o poder.

Rumores de corrupção, eleições legislativas duvidosas e problemas económicos alimentaram também o descontentamento popular causando manifestações nas ruas da capital em 2020. exigindo a sua demissão.

Keita foi eventualmente afastado do poder num golpe de estado dos militares que ainda governam o país apesar de condenações e sanções internacionais.

Desconhece se a causa da morte mas Keita viajava frequentemente ao estrangeiro para cuidados médicos.

Depois do golpe de estado foi colocado em prisão domiciliária mas as restrições foram levantadas o ano passado após pressões da Comunidade de Desenvolvimento Económico da África Ocidental, CEDAO.

Um antigo conselheiro disse que o antigo presidente morreu em sua casa em Bamako.

Fontes