Wikinotícias:Redação/Propostas de interface (20/01/2022): diferenças entre revisões

Fonte: Wikinotícias
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
+Concordância
Linha 56: Linha 56:


: {{Concordo}} - e fiquei especialmente feliz com a ferramenta "citar", já que preencher as infos das ref. demora bastante geralmente. '''Concordo''' tbm - e prefiro - que as mídias sociais apareçam automaticamente. [[Utilizador:Marcia Bia|Marcia Bia]] ([[Utilizador Discussão:Marcia Bia|discussão]]) 21h41min de 20 de janeiro de 2022 (UTC)
: {{Concordo}} - e fiquei especialmente feliz com a ferramenta "citar", já que preencher as infos das ref. demora bastante geralmente. '''Concordo''' tbm - e prefiro - que as mídias sociais apareçam automaticamente. [[Utilizador:Marcia Bia|Marcia Bia]] ([[Utilizador Discussão:Marcia Bia|discussão]]) 21h41min de 20 de janeiro de 2022 (UTC)

[[Image:Symbol support vote.svg|15px|link=]] '''Concordo''' com a proposta. Gostei dessas mudanças propostas na interface, acredito que melhore o visual dessa wiki bastante, e parabéns por essa iniciativa. [[Usuário:Juan90264|<span style="color:#0101DF; background:#01DFD7;">Juan90264</span>]] [[Usuário Discussão:Juan90264|<span style="color:#01DF01;">(Disc.)</span>]] 00h31min de 21 de janeiro de 2022 (UTC)

Revisão das 00h31min de 21 de janeiro de 2022

Olá! O novo vector já está disponível para todos no Wikinotícias, incluindo pessoas sem conta. Anteriormente já havíamos discutido e aprovado mudanças na página principal, pois ela é afetada pelas mudanças.

Sugestão

Só gostaria de relembrar essa sugestão e saber se ainda está ok para a comunidade. Se sim, será mudado em breve. Se não, quais as mudanças sugeridas?

Infotabelas

Além da página inicial gostaria de propor mudanças para páginas de conteúdo, as notícias.

Sugestão

A principal mudança aqui é a mudança das mídias sociais para o topo da página. Essa sugestão é baseada na análise de diversos outros sites de notícias. Por exemplo: Se você acessar a Voz da América elas estarão fixadas na lateral, G1 (portal da Globo) disponibiliza um ícone de compartilhar abaixo do título.

A infotabela fica um pouco mais larga e suas letras aumentam também. Sempre achei o tamanho da fonte muito pequeno…

Fonte da página

Além da infotabela, usamos letras menores no geral. Verifiquei alguns sites: a CNN utiliza, pelo menos até dezembro, 26px para o título e 20px no texto; Folha de S.Paulo tem ±1.6em no título e 1em para texto. Temos ​0.875em no texto e estou propondo aumentar um pouco, apenas para 1em.

Artigos relacionados

Em uma discussão anterior, eu sugeri incluir a extensão Artigos Relacionados na versão móvel. MAS estou propondo remover a extensão. Ela verifica o assunto e sugere notícias relacionadas no fim da página, independente da data das páginas.

Recentemente houve uma sugestão de adicionar a infotabela novamente na versão móvel. Eu havia removido porque ela causava problemas, mas estou propondo seu retorno substituindo a extensão.

NavFrame

NavFrame (que permite ocultar/exibir conteúdo em uma tabela) está obsoleto, por isso removi do nosso JavaScript. Ele era usado principalmente em Template:Navbox em diversos projetos da Wikimedia. O MediaWiki fornece suporte apenas para versão desktop.

O Phabricator possui diversas tarefas abertas para suporte na versão móvel (T31118 e T111565 por exemplo, desde 2015). Estarei trazendo um gadget para suporte na versão móvel. Isso permite a inclusão da infotabela na móvel, pois Template:Rugby possui seções.

Gadgets

Alguns gadgets serão atualizados e excluídos pois estão desatualizados. Conversor de idiomas causa um erro de duplicação; LastContrib é redundante e também não funciona; Pop-ups será atualizado; Busca aprimorada tem um pequeno bug, mas fiz a atualização dos links recentemente (antes eles nem abriam); RemoveAcessKeys não funciona no novo vector, será atualizado.

Referências

A ferramenta "Citar" no Editor Visual será ativada, estou verificando formas de adaptação ao Wikinotícias. Assim é possível preencher a predefinição {{fonte}} facilmente, apenas usando o link.

Doc

O MediaWiki incluiu ícones automáticos para ligações de PDFs. No entanto, .doc ou .docx não possuem ícones. Muitos projetos incluem esses ícones para facilitar a identificação.

Adaptação no Vector

Alterei parte do novo vector, em Especial:Diff/507903. Eu ocultei um aviso (que estava em inglês e usando "Wikipédia") e diminui o título da página quando aparece ao arrastar a página para cima. Ele é projetado para títulos pequenos, como na Wikipédia, por isso diminui um pouco.

Comentários

Olá @DARIO SEVERI, Grondin, Leonardo José Raimundo, Marcia Bia, Minerva97: e entre outros. Novas propostas/alterações. Agradeço a participação de todos! Edu!disc

Olá @Edu!:, atualmente as mídias sociais aparecem na página devido os editores adicionarem na notícia a predefinição Mídias sociais, com a mudança para o topo da página ela apareceria automaticamente dentro da infotabela?
Concordo com as outras sugestões, como aumentar o tamanho das letras no texto para 1em, de adicionar a infotabela novamente na versão móvel, e de todas as outras sugestões. DARIO SEVERI (discussão) 20h45min de 20 de janeiro de 2022 (UTC)[responder]
@DARIO SEVERI: ambas as opções são viáveis, automaticamente ou ainda adicionando a predefinição. Inicialmente pensei em deixar que a predefinição {{mídias sociais}} ainda fosse adicionada, mas automaticamente ficaria mais fácil aos usuários. Deixo a critério da comunidade. Edu!disc 21h01min de 20 de janeiro de 2022 (UTC)[responder]
Entendi @Edu!:, eu prefiro que seja adicionada automaticamente. DARIO SEVERI (discussão) 21h07min de 20 de janeiro de 2022 (UTC)[responder]
Concordo - e fiquei especialmente feliz com a ferramenta "citar", já que preencher as infos das ref. demora bastante geralmente. Concordo tbm - e prefiro - que as mídias sociais apareçam automaticamente. Marcia Bia (discussão) 21h41min de 20 de janeiro de 2022 (UTC)[responder]

Concordo com a proposta. Gostei dessas mudanças propostas na interface, acredito que melhore o visual dessa wiki bastante, e parabéns por essa iniciativa. Juan90264 (Disc.) 00h31min de 21 de janeiro de 2022 (UTC)[responder]