EUA e Coreia do Sul exploram negociações de reabertura com a Coreia do Norte em reunião em Seul: diferenças entre revisões

Fonte: Wikinotícias
[edição verificada][edição verificada]
m Protegeu "EUA e Coreia do Sul exploram negociações de reabertura com a Coreia do Norte em reunião em Seul": Arquivo de Notícias ([Editar=Permitir apenas administradores] (indefinidamente) [Mover=Permitir apenas administradores] (indefinidamente))
(Sem diferenças)

Revisão das 17h10min de 3 de novembro de 2021

27 de outubro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Sung Kim, enviado dos EU

No domingo, enviados dos Estados Unidos (EU) e da Coreia do Sul se reuniram na capital da Coreia do Sul para discutir maneiras de ajudar a Coreia do Norte, depois que as Nações Unidas (ONU) alertaram que os norte-coreanos passam fome devido à pandemia de covid-19. As autoridades também discutiram questões políticas, como o fim da Guerra da Coreia, em andamento desde julho de 1953.

Antes da reunião, Sung Kim, enviado especial dos EU para a Coreia do Norte, disse a repórteres que conversaria com o enviado nuclear sul-coreano Noh Kyu-duk e que esperava "discussões produtivas" após a reunião em Washington na terça-feira. A agenda de domingo incluía a desnuclearização da Coreia do Norte, o fim formal da Guerra da Coréia e o envio de ajuda humanitária ao país como forma de reabrir as negociações diplomáticas.

Após a reunião, Kim disse que os EU conclamam "a Coreia do Norte a cessar ... as atividades desestabilizadoras e, em vez disso, se engajar no diálogo". Ele reiterou que os EU "permanecem prontos para se reunir com o país sem quaisquer pré-condições" e deixou claro que" os Estados Unidos não têm intenção hostil em relação à Coreia do Norte."

Durante uma coletiva de imprensa na sexta-feira, o relator Especial das ONU para a Coreia do Norte, Tomas Ojea Quintana, disse que o país pode precisar de ajuda humanitária e pediu uma flexibilização das sanções contra os setores têxteis e de frutos do mar do país. Ele alertou que o contínuo fechamento das fronteiras e o comércio limitado podem levar à fome e que a região está "caminhando para uma corrida armamentista".

Durante uma coletiva de imprensa do Departamento de Estado dos EU no mesmo dia, o porta-voz Ned Price disse que "as resoluções do Conselho de Segurança da ONU sobre a Coreia do Norte permanecem em vigor" e "estamos envolvidos nos esforços para facilitar o envio de ajuda humanitária aos mais necessitados".

Na terça-feira da semana passada, a Coreia do Norte testou um novo tipo de míssil balístico lançado por submarino. Em resposta, Kim exortou o Norte a "se abster de mais provocações e se engajar em um diálogo sustentado e substantivo". O governo norte-coreano respondeu que os EU estavam "exagerando". A Coreia do Sul lançou um novo míssil em 15 de setembro, enquanto a Coreia do Norte lançou um míssil hipersônico, em estágios iniciais de desenvolvimento, em 28 de setembro.

Notícias Relacionadas

Fontes