Camarões repatria ex-combatentes nigerianos e familiares: diferenças entre revisões

Fonte: Wikinotícias
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Criou uma página
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel Edição móvel avançada
(Sem diferenças)

Revisão das 22h18min de 20 de setembro de 2021

20 de setembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Mais de 850 ex-combatentes do Boko Haram e seus familiares que fugiram do grupo jihadista para Camarões deixaram o norte de Camarões e foram para a Nigéria. As autoridades nigerianas dizem que estão levando os ex-militantes para centros de desarmamento nigerianos depois de queixas de que tais centros em Camarões foram sobrecarregados pelo número de ex-jihadistas que desertaram desde que o líder do grupo terrorista foi declarado morto em maio.

Centenas de pessoas se reuniram no sábado ao longo das ruas, observando e acenando enquanto 20 ônibus transportando ex-militantes do Boko Haram e suas famílias deixaram Mora, uma cidade na fronteira norte de Camarões com a Nigéria, para Banki, uma cidade no estado nigeriano de Borno.

O governador da região do extremo norte de Camarões, Midjiyawa Bakari, disse que os ex-militantes concordaram em retornar voluntariamente à Nigéria.

Bakari disse que os ex-militantes do Boko Haram que concordaram em retornar ao estado de Borno, na Nigéria, são cidadãos nigerianos, 854 deles incluindo suas famílias. Ele disse que disseram a oficiais do governo camaronês que eram combatentes do grupo jihadista. Bakari disse que os ex-combatentes nigerianos prometeram ser bons cidadãos de Borno.

Bakari disse que cerca de 150 outros ex-militantes de nacionalidade nigeriana retornarão a seu país nas próximas semanas, mas não explicou por que não retornarão agora.

A maioria dos ex-militantes são mulheres e crianças. Camarões disse que mais de 320 homens [incluindo meninos] são ex-combatentes do grupo jihadista. 80 são mulheres que o grupo terrorista usou como espiãs nas localidades que atacou, disseram as autoridades. 454 outros são membros de suas famílias.

Fontes