Incêndios na África do Norte se espalham para a Líbia e Tunísia: diferenças entre revisões

Fonte: Wikinotícias
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Publicando noticia
(Sem diferenças)

Revisão das 05h58min de 14 de agosto de 2021

Abdelmadjid Tebboune, presidente argelino

14 de agosto de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Como o tempo excepcionalmente quente persiste em partes do norte da África, novos incêndios florestais teriam ocorrido na Tunísia e na Líbia durante as últimas 24 horas, além de muitos que ainda estão queimando na Argélia.

Os presidentes da Argélia e da Tunísia estão acusando incendiários de causar muitos dos incêndios, enquanto a mídia argelina disse que 22 supostos incendiários foram presos.

Vídeo amador mostrou um incêndio florestal fora de controle perto da cidade líbia de Bayada, na região de Jebel Akhdar, a leste do país, durante a noite. A rede de TV 218 da Líbia informou que bombeiros na região estavam tentando apagar o incêndio.

Vários incêndios também eclodiram na Tunísia na quinta-feira, perto da fronteira com a Argélia.

A TV argelina noticiou que 40 dos quase 100 incêndios que estavam queimando em 17 províncias do país foram extintos na manhã de sexta-feira. Alguns relatos da mídia argelina estimam que o número de mortos nos incêndios é de mais de 70 pessoas mortas.

O presidente argelino, Abdelmadjid Tebboune, disse em um discurso transmitido pela televisão que muitos dos incêndios foram causados deliberadamente. Ele disse que cidadãos conscienciosos pegaram e prenderam quase duas dúzias de supostos incendiários.

A maioria desses incêndios, disse Tebboune, tem o que ele chamou de "mão criminosa" por trás deles, e cidadãos comuns pegaram 22 homens suspeitos de ter causado os incêndios, incluindo 11 em Tizi Ouzo, 2 em Gigell, 1 em Ain Defla, 3 em Medea e 4 em Annaba. Esperançosamente, ele insiste, a prova de sua culpa virá à tona.

O presidente tunisiano, Kais Saied, cujo país está lutando contra uma série de incêndios florestais perto de sua fronteira com a Argélia, disse à TV estatal tunisiana que as forças de segurança do país estão ajudando a combater os incêndios, e ele insiste que muitos deles foram provocados de propósito:

Kais disse que algumas pessoas iníquas cortaram a água potável em algumas áreas e disseram aos moradores para irem ao presidente para buscar água. Eles cortaram água nas pessoas e isso é um crime, disse ele.

Fonte