Wikinotícias:Pedidos de administração: diferenças entre revisões

Fonte: Wikinotícias
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Slade (discussão | contribs)
Linha 34: Linha 34:
#
#
;{{Votos contra}}
;{{Votos contra}}
#{{User:Slade/Assinatura}} 18h53min de 8 de Dezembro de 2007 (UTC)

;Abstenção
;Abstenção
;Comentários
;Comentários

Revisão das 18h53min de 8 de dezembro de 2007


Pedidos de administração são pedidos feitos para que um wikijornalista seja feito administrador. Estes pedidos são feitos via nomeação.

Directrizes

A actual política da Wikinews é conceder o estatuto de administrador a qualquer wikijornalista que tenha sido um contributor da Wikinews durante algum tempo e seja em geral um membro conhecido da comunidade, e no qual a comunidade deposita confiança. A maior parte dos utilizadores parecem concordar que quanto mais administradores houver, melhor.

A comunidade suportam mais facilmente a candidatura de pessoas que são contributores registados há alguns meses e que contribuíram para uma variedade de artigos sem entrar em conflito frequente com outros utilizadores. Espera-se dos nomeados uma boa familiarização com as políticas e procedimentos do Wikinews. A quantidade e qualidade do trabalho que um wikijorlalista desenvolve aqui também é um factor. Muitos wikijornalistas levam em linha de conta o número de edições que um candidato fez, como indicação da sua actividade. Não existem directivas rígidas sobre isto, mas a maior parte dos utilizadores parecem esperar entre 1000 e 2000 edições antes de considerarem uma nomeação séria.

As nomeações que são obviamente desqualificadas (as que tiverem menos de 100 edições, por exemplo) podem ser removidas antes de a votação estar completa. Votações anteriores mostram que a grande maioria da comunidade não irá apoiar essas nomeações, e elas não têm qualquer hipótese de sucesso. As nomeações também podem ser removidas mais cedo se a votação corrente tornar claro que irá existir um consenso em atribuir o estatuto de administrador.

Nomeação. A maior parte dos utilizadores tornam-se administradores por serem nomeados por outro utilizador. Antes de nomear alguém, assegure-se de que esse alguém está de acordo. A sua nomeação deve indicar que você acredita que o utilizador cumpre os requisitos e será um administrador exemplar. Com a nomeação, dê algumas razões do motivo por que pensa que este editor será um bom administrador.
Autonomeação. Se quiser ser administrador, pode pedir a alguém que o nomeie. Mas as autonomeações são aceites. Se quiser autonomear-se para administrador, é recomendado que espere até ultrapassar as directrizes normais por uma boa margem. Entretanto autonomeções de usuários com menos de um mês de wikinews e menos de 500 edições já receberam boa aceitação inicial da comunidade.
Utilizadores anónimos. Os utilizadores anónimos não podem ser nomeados, nomear terceiros ou suportar ou opor-se a nomeações. O requisito mínimo para se envolver em assuntos de administração é ter um nome de utilizador no sistema.
Desnomeação. Pode ser requisitada, por qualquer usuário, a retirada do estatuto de administrador de algum usuário que tenha feito mal uso de suas ferramentas insistentemente (mesmo após ter sido avisado). Seguir-se-á uma votação com as mesmas regras da votação de nomeação. (Nota: em caso de mal-comportamento, adotam-se as regras previstas em Sanção de insultos, de forma que o procedimento aqui será desnecessário pois tratar-se-á de votação específica).

Depois de um período mínimo de 7 dias para comentários, se existir concordância geral de que alguém que pede estatuto de administração deve obtê-lo, então um burocrata atribuir-lhe-á esse estatuto e registar o facto em Wikinotícias:Administradores e/ou Wikinotícias:Burocratas. Se existir incerteza, ainda que só na cabeça de um burocrata, então pelo menos um burocrata deve sugerir uma extensão de prazos para que fique claro que o que se está a implementar é a decisão da comunidade.

Nomeações para estatuto de administrador

Brunoy Anastasiya Seryozhenko

Venho propor aqui o usuário Brunoy_Anastasiya_Seryozhenko (Disc.Contrib.) para a administração. É um usuário que tem quase dois meses de vida, mas deve ser considerado seu excelente trabalho, na minha opinião, feitos desde da Wikipédia até aqui. Tem pouco mais de 1300 edições feitas desde seu registro.

Confesso que, desde que o convidei na Wikipédia, gostaria de vê-lo trabalhando conosco na administração. Mesmo que o Brunoy decidisse daqui a um ano (ou mais), apoiaria sua candidatura. O usuário participa ativamente da manutenção que ocorre atualmente no Wikinews.

Espero que a comunidade apoie este usuário para a administração, pois estará ajudando no progresso do Wikinews, o qual outros usuários/sysops estão fazendo também.

A favor A favor
  1. --ArmagedonDiscussão 22h24min de 7 de Dezembro de 2007 (UTC) 100% certeza.
Contra Contra
  1. Slade++ 18h53min de 8 de Dezembro de 2007 (UTC)
Abstenção
Comentários
  • Tenho alguns questionamentos ao proposto, pois o vejo em outros projetos:
  1. Caso se depare com um troll, que lhe diga impropérios e cometa vandalismos furtivos, que queira denegrir a sua imagem, enfim, um troll-violento, qual a sua reação?
Primeiramente, eu faria o "troll" observar que ele estava errado, e diria a ele para colaborar com o projeto em vez de estragá-lo, depois, se não tiver jeito, peço para um administrador mais maduro intervir, tanto ele falará o seu lado como eu falarei o meu, e ele decidirá quem está certo ou errado, assim como aconteceu comigo duas vezes na Wikipédia, em que eu tive que pedir a ajuda da Nice e do Fabiano para intervir, pois não queria "fazer besteira", e além disso, após alguns conselhos do Fabiano, decidi ignorar algumas dessas mensagens, assim como eu já recebi de um , (Na Wikipédia, que possuía o mesmo nome de usuário que o meu, e estava com raiva do Alex (não sei se ele se lembra desse episódio, mas ele criou uma conta de nome ofensivo para ofender o Alex, e criou um artigo com mesmo propósito, e eu e ele eliminamos o artigo, e o Alex o bloqueou por infinito)).
  1. Em caso de ser revertido/desautorizado, qual a sua reação?
Procuraria entender os motivos da reversão, e se ela for frequênte, procuro me afastar um pouco do projeto, e pensar um pouco no que eu faço, nos meus erros, e deveria fazer melhor; assim como atualmente estou afastado um pouco da Wikipédia, meditando em como trabalhar melhor, assim como ocorreu em uma notícia que considerava "ER", mas o Armagedon deu um jeito e salvou a notícia, revertendo uma edição minha (sim), mas entendi o que ele fez.
  1. Vejo que fala/escreve inglês, de forma não-fluente e que ainda realiza algumas traduções automáticas, como se comportaria se visse más traduções aqui no Wikinews?
Procuraria arrumá-las, e em casos em que fou muito mal traduzido, falaria ao usuário de forma coridial, mostrando onde que ele errou. e até o ajudaria no que for preciso, e com os meus conhecimentos de Inglês/ espanhol (no que eu puder) (fui tutor na Wikipédia, e ajudar sempre foi uma coisa em que foi acostumado).
  1. Além do Wikinotícias, onde mais costuma ser participativo e que tipo de edições faz nesses outros projetos?
Atualmente estou na Wikipédia Anglófona, nas páginas novas, procurando Wikificar os artigos, e ajudar na manutenção; estou um pouco afastado da Wikipédia Lusófona, pois pretendo "respirar" um pouco, e retornar com fôlego e experiência obtidos no meu trabalho na Wikipédia Anglófona; e estou aqui no wikinews, colaborando com a reforma de páginas do projeto, e com notícias, e uma das minhas propostas está aqui, mas tenho outras paqra propor e reformar.

Sei que parece uma sabatina, mas depois disso, ainda fico receoso em dar-lhe tal voto de confiança. Alex Pereirafalaê 22h46min de 7 de Dezembro de 2007 (UTC)

Entendo a sua preocupação Alex, e isso não deveria me surpreender; bom, após o que eu te disse nessa discussão passada, refleti um pouco, pensei mais um pouco com uma mensagem que você me enviou na última vez, e atualmente estou de "férias" da Wikipédia (meditando, e aliviando a cabeça e conquistando um pouco de autocontrole, assim como você viu na minha discussão de lá), mas volto lá enquanto puder; Alex, siga o que você achar mais adequado; vejo o cargo como uma responsabilidade a mais, muito diferente daquela visão inicial que tive na Wikipédia quando me nomeei; respondido? . --Brunoy Anastasiya Seryozhenko 00h51min de 8 de Dezembro de 2007 (UTC)
E... isso não é "sabatina"!, você está certo; é sempre bom conhecermos os candidatos antes de votarmos neles, e analisar se ele é coerente com a filosofia do projeto. Brunoy Anastasiya Seryozhenko Messengers 01h00min de 8 de Dezembro de 2007 (UTC)

Autonomeações para estatuto de administrador

Desnomeações do estatuto de administrador

Ver também