Utilizador Discussão:Carlosar: diferenças entre revisões

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Fonte: Wikinotícias
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Carlosar (discussão | contribs)
Slade (discussão | contribs)
Linha 173: Linha 173:
::40% de notícias criadas por anônimos... Não é esse o objetivo da template, marcar notícias criadas por anônimos? {{User:Slade/Assinatura}} 01h02min de 28 de Novembro de 2007 (UTC)
::40% de notícias criadas por anônimos... Não é esse o objetivo da template, marcar notícias criadas por anônimos? {{User:Slade/Assinatura}} 01h02min de 28 de Novembro de 2007 (UTC)
:::Não. Pelo que eu entendo a intenção é evitar que uma notícia seja criada/editada apenas por usuários anônimos. Se um anônimo postou uma notícia e depois um monte de usuários registrados mexeu nela, a notícia deixou de ser anônima. --[[Usuário:Carlosar|Carlosar]] [[Usuário Discussão:Carlosar|<sup>@</sup>]] 01h07min de 28 de Novembro de 2007 (UTC)
:::Não. Pelo que eu entendo a intenção é evitar que uma notícia seja criada/editada apenas por usuários anônimos. Se um anônimo postou uma notícia e depois um monte de usuários registrados mexeu nela, a notícia deixou de ser anônima. --[[Usuário:Carlosar|Carlosar]] [[Usuário Discussão:Carlosar|<sup>@</sup>]] 01h07min de 28 de Novembro de 2007 (UTC)

Entendo, mas qual seria o problema de uma notícia ter sido inteiramente feita por endereços IP? Se na Wikipédia — onde o problema é bem maior — os anônimos ainda ttem edição livre, porque aqui no news querem marcar suas notícias com esta predefinição? {{User:Slade/Assinatura}} 12h23min de 28 de Novembro de 2007 (UTC)

Revisão das 12h23min de 28 de novembro de 2007

Para abrir um novo tópico de conversa clique aqui


200.205.175.36

por favor, acompanhe 200.205.175.36 o usuário não identificado está inserindo informações inadequadas no artigo PT já pensa em nomes para sucessão de Lula alexandre Abmac 12h17min de 3 de Outubro de 2007 (UTC)

Ok --Carlosar @ 23h14min de 15 de Outubro de 2007 (UTC)

sobre:Vídeos no wiki

me perguntaram isto ***Vídeos no wiki*** e eu não sei como responder... ou seja se eu fizer um vídeo em minha máquina e depositar no commons pode ser visto normalmente. quais os códigos... ?

Olá Abmac , 
queria saber se é possível a colocação de vídeos neste veículo de comunicação? 
William Ribeiro. 

no aguardo alexandre Abmac 21h30min de 5 de Outubro de 2007 (UTC)

Admin

Por favor me esclareça uma coisa: O meu mandato de sysop é "ilegal" ???  Marcelo A. Argachoy  » 

Por que seria ilegal? --Carlosar @ 23h10min de 15 de Outubro de 2007 (UTC)
Desculpe-me pela intromissão, mas é ilegal sim. Veja os fatos. Você o nomeou sem mesmo ter votação. Este ato contrariou as regras pois você não esperou nem mesmo a opinião de outros usuários. --ArmagedonDiscussão 17h55min de 16 de Outubro de 2007 (UTC)

Votações e discussões

Antes que eu me esqueça, Carlosar, participe das votações e discussões que estão ocorrendo no Wikinews. Obrigado. --ArmagedonDiscussão 18h06min de 16 de Outubro de 2007 (UTC)

Por favor, peço sua participação nesta votação. Obrigado. --ArmagedonDiscussão 20h59min de 16 de Outubro de 2007 (UTC)

Aviso - Eleições a burocrata

Atenção comunidade: será realizada dentro de pouco tempo a eleição para o posto/cargo de burocrata do Wikinews. Neste caso, será disputada apenas uma vaga.

A votação terá duração de um mês.

Os candidatos serão escolhidos por meio de discussões e serão anunciados neste mesma seção.

A página de candidaturas será exibida aqui e a votação será feita numa sub-página afluente desta. Os candidatos são administradores.

Espero a participação de todos na discussão e votação de burocrata que ocorrerão brevemente.

Obrigado pela sua atenção. --ArmagedonDiscussão 20h02min de 22 de Outubro de 2007 (UTC)

Confirmação

Olá Carlosar. Estou precisando de sua confirmação se vai ou não disputar o cargo de burocrata nas novas eleições que foram convocadas, e você foi um dos indicados, já que somos os únicos "disponíveis" na administração (os outros dois estão passando por processo de desnomeação, então, são ignorados da escolha). Se não, será adiada até o final da votação de revisão das políticas oficiais. E então?

Aguardo sua resposta. Abraços e boas contribuições. --ArmagedonDiscussão 08h18min de 23 de Outubro de 2007 (UTC)

Sim. Vou continuar a ajudar. Podem me colocar como candidato. --Carlosar @ 23h15min de 24 de Outubro de 2007 (UTC)
Ok então. Está confirmado, então, sua participação nas novas eleições. Obrigado pela confirmação. --ArmagedonDiscussão 18h05min de 25 de Outubro de 2007 (UTC)

Oriente Medio Vivo

Ola, por que meus textos foram apagados e minha conta bloqueada por voce? Ja conversei antes com outros admins. Eu sou Humam al-Hamzah, socio-majoritatio do jornal Oriente Medio Vivo, e todos os textos publicados aqui pelo usuario Orientemediovivo sao de minha autoria e eu tenho autorizacao para publica-los. Isso ja foi discutido antes, e eu tenho autorizacao e publicar meus proprios artigos. Por favor, o mais rapido possivel, desbloqueie meu usuario Orientemediovivo e recoloque meus textos no ar. Obrigado pela atencao.

Aqui abaixo está a autorização dos admins:

Já que você tem a autorização do autor, poderá editar aqui e esses termos serão desconsiderados futuramente se vier a ocorrer a eliminação novamente. As notícias serão restauradas. --ArmagedonDiscussão 18h30min de 16 de Outubro de 2007 (UTC)

Sem problemas. Sempre que editar nestas circunstâncias, avise-nos, por favor. Sua contribuição é bem vinda. Abraços e boas contribuições. --ArmagedonDiscussão 18h33min de 16 de Outubro de 2007 (UTC)

Você pode encontrá-la na página de Discussão do meu usuário Orientemediovivo, que está banido e não pode mandar mensagem a você por enquanto.

Já entrei em contato também com o Armagedon.

Oriente Médio Vivo

Obrigado.

Falta liberar os meus textos das acusações feitas.

Sobre os direitos autorais, nossos textos são livres - o que você leu no nosso website se refere au próprio website, à empresa Atiweb quem fez o webside. Nada haver com o conteúdo, obviamente.

Olhei a Esplanada e coloquei a minha visão.

Eu também ajudo na administração do projeto e infelizmente ainda não posso liberar os seus textos porque eles têm uma série de problemas. --Carlosar @ 22h16min de 26 de Outubro de 2007 (UTC)
Em relação à licença, a questão continua. Não basta você contactar um usuário e dizer que seus textos são livres. Precisa haver em algum lugar uma mensagem que diga explicitamente que os seus textos são livres. Se não agirmos dessa forma, qualquer pessoa poderá logar no sistema, copiar um texto protegido por direitos autorais e colocar aqui com o argumento de que é o autor do texto e deu permissão para a cópia. O que impede alguém de copiar e colar aqui um texto do Boris Casoy e depois dizer aqui que é o próprio Boris? É necessário certificar-se não só da permissividade da cópia como da autoria de quem reivindica a autoria do texto. Esta preocupação em relação aos direitos autorais não é exclusividade do Wikinotícias mas de praticamente todo projeto pertencente à Wikimedia. No Wikimedia Commons, por exemplo, há várias fotografias pertencentes à Agência Brasil (que explicitamente liberou o uso no seu website) que estão a ser removidas porque não foi possível comprovar a origem das mesmas. Se todas as pessoas que escrevem aqui agissem conforme o regulamento e não colocassem material protegido, não haveria necessidade dessa preocupação, porém isto não ocorre: há gente que coloca material protegido por direito autoral (às vezes intencionalmente, outras por desinformação).--Carlosar @ 22h16min de 26 de Outubro de 2007 (UTC)
Além da licença existe o facto de a origem das fontes das suas notícias não estar bem definida. Você estava no local em que ocorreram os factos narrados na reportagem? Você escreveu a partir de uma outra fonte (neste caso é esta fonte que precisa ser especificada!)? A fonte das notícias envolve inclusive você: quem é Humam al-Hamzah? O que ele faz? Ele é conhecido por outros usuários? Eventualmente pode até acontecer de seu website tornar-se conhecido e adquirir um certo grau de confiança do público que permita citá-lo diretamente aqui, mas por enquanto não creio ser isso possível. Ainda mais porque muito daquilo que você afirma como facto em seus textos pode ser facilmente refutado ao ser colocado lado a lado com outras fontes que têm um bom grau de confiança. --Carlosar @ 22h16min de 26 de Outubro de 2007 (UTC)
A forma como você quer ter o seu trabalho inserido aqui está mais próxima do que poderíamos chamar de reportagem original. Um colaborador publicaria um material de sua autoria sem a necessidade de especificar fontes de terceiros. Este tipo de trabalho está bastante limitado no projeto. O máximo que está a ser permitido é a publicação de textos sobre esportes populares ou algum evento em especial de grande repercussão e que pode ser acompanhado "in loco" pelo público.--Carlosar @ 22h16min de 26 de Outubro de 2007 (UTC)

Compreendo, Carlosar. E admito: tudo isso que está ocorrendo foi culpa minha.

Eu segui o que estava escrito nas regras, de que há uma exceção nesses tipos de cópia quando o autor autoriza. Mas como não sou nenhum profissional da área jornalística, eu o liberei sem saber de maiores detalhes.

Talvez a solução que vejo mais em conta, do que apenas bloquear a edição do usuário ao domínio Notícia, é de vigiar as edições do usuário e qualquer tipo de reversão do que foi estabelecido cabe a algum banimento o qual a comunidade decidir. O que acha, Carlos? --ArmagedonDiscussão 14h55min de 27 de Outubro de 2007 (UTC)

De imediato acredito que devamos vigiar as edições do usuário (que pode inclusive editar sem logar ou com algum outro login). Quanto à questão do banimento, eu gostaria de verificar primeiro como o pessoal da Wikipédia ou da versão inglesa faz em situações desse tipo. Há também a questão legal. Se aquilo que o usuário faz pode ser considerado crime é correto permitirmos que ele pertença ao projeto?--Carlosar @ 15h12min de 27 de Outubro de 2007 (UTC)
Acredito que, se for considerado crime, deverá ser banido do Wikinews. O Wikinews não pode ter maus exemplos nessa circunstância, mas, claro, se for provado tal. Caso não, deve-se fazer a outra alternativa. --ArmagedonDiscussão 15h18min de 27 de Outubro de 2007 (UTC)

Interwikis

Hola. He visto que has traducido algunos artículos de es.wikinews. Te podría pedir que cuando termines el artículo, también añadas el interwiki a la versión original en es:? (es decir, poner [[pt:artículo]] en la versión en español). Saludos - 200.126.186.34 22h22min de 1 de Novembro de 2007 (UTC) (Jurock)

Nomeação

Olá Carlosar. Por favor, peço que nomeie o Abmac (DC) para administrador, devido a esta votação. Espero que esteja tudo bem por aqui desde quinta-feira.

Abraços e boas contribuições. --ArmagedonDiscussão 21h16min de 4 de Novembro de 2007 (UTC)

comentários

estimado carlosar,

vc escreveu..

para atualizar artigos congelados? A sugestão é apenas para deixar o processo transparente e evitar que alguém mais tarde venha reclamar que estamos a mexer nos artigos indevidamente. O lembrete é porque nos pouquíssimos artigos em que precisei mexer, eu sempre procurei deixar esse aviso. Não tenho exatamente uma opinião formada por enquanto a respeito disso, portanto, se tu achas que não precisa ou tem alguma idéia estou aqui para ouvir. --Carlosar @ 00h16min de 10 de Novembro de 2007 (UTC)

eu comento: em verdade é uma coisa muito relevante. estou a pensar inicialmente se devemos atualizar as notícias pelo menos quanto a inclusão de categorias. as notícias mais antiga categorizadas podem sim ser mais visualizadas e assim relacionadas ao contexto. creio que esta é um assunto que deve ir para uma discussão mais ampla. e pedir a opinião|sugestão de toda a comunidade. vamos especificar melhor o(s) ponto(s) que vc colocou em sua msg e gerar posteriormente uma votação. boas contribuições, alexandre Abmac 11h05min de 10 de Novembro de 2007 (UTC)

Anúncio

Olá Carlos :

Gostaria que você se manifestasse sobre Isso, e pudesse me dar uma resposta.

Te aguardo com a resposta e até mais. Brunoy Anastasiya Seryozhenko Mensagens 00h32min de 16 de Novembro de 2007 (UTC)

Irei verificar. Obrigado.--Carlosar @ 10h39min de 16 de Novembro de 2007 (UTC)

Administrador estranho

Olá Carlosar. Andei observando na lista de usuários administradores que há um usuário que não foi eleito pela comunidade, que é o usuário Drini (DC). Não sei se ele foi eleito diretamente pelo Meta para fazer algum "reparo", mas gostaria de saber o porquê ele é sysop.

Será que você saberia me explicar?

Do mesmo jeito, obrigado. Abraços e boas contribuições. --ArmagedonDiscussão 16h12min de 21 de Novembro de 2007 (UTC)

Eu não me recordo de tê-lo nomeado. --Carlosar @ 00h45min de 22 de Novembro de 2007 (UTC)

Premiação após dois anos de trabalho

Olá Carlosar:

Após tamto tempo de trabalho no Wikinews, resolvi entregar a medalha abaixo para você, que sempre foi um usuário dedicado, e por isso criei essa premiação, assim como já existe em outros projetos wikimedia:

(copie e cole o código dela em sua página de usuário (se quiser)):

Estrela dourada
Dada à Carlosar por seu trabalho de dois anos no comando do Wikinews lusófono, como Wikijornalista, Administrador e Burocrata; pero tão longo e grande trabalho, tão curta a vida! (adaptado de Camões). Brunoy Anastasiya Seryozhenko Mensagens 03h07min de 24 de Novembro de 2007 (UTC)

Até mais. Brunoy Anastasiya Seryozhenko Mensagens 03h07min de 24 de Novembro de 2007 (UTC)

Muito obrigado. --Carlosar @ 00h03min de 26 de Novembro de 2007 (UTC)

Não entendi a razão desta template, Carlos. Se é assim então acho que perderemos 40% das notícias deste projeto Slade++ 13h38min de 27 de Novembro de 2007 (UTC)

Não há tudo isso de notícias anônimas. Aliás acho que não existe nenhuma notícia completamente anônima. De qualquer forma, talvez você tenha razão e a template precise ser revisada. A questão também é a seguinte: uma notícia pode ser completamente anônima? Se as fontes forem colocadas e elas forem identificáveis e de confiança para a notícia, a resposta pode ser sim. Para falar a verdade eu não tenho uma opinião firme a respeito disso, sobre o que é mais correto fazer.--Carlosar @ 00h49min de 28 de Novembro de 2007 (UTC)
40% de notícias criadas por anônimos... Não é esse o objetivo da template, marcar notícias criadas por anônimos? Slade++ 01h02min de 28 de Novembro de 2007 (UTC)
Não. Pelo que eu entendo a intenção é evitar que uma notícia seja criada/editada apenas por usuários anônimos. Se um anônimo postou uma notícia e depois um monte de usuários registrados mexeu nela, a notícia deixou de ser anônima. --Carlosar @ 01h07min de 28 de Novembro de 2007 (UTC)

Entendo, mas qual seria o problema de uma notícia ter sido inteiramente feita por endereços IP? Se na Wikipédia — onde o problema é bem maior — os anônimos ainda ttem edição livre, porque aqui no news querem marcar suas notícias com esta predefinição? Slade++ 12h23min de 28 de Novembro de 2007 (UTC)