Morre senador Ramez Tebet: diferenças entre revisões

Fonte: Wikinotícias
[edição verificada][edição verificada]
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 46: Linha 46:
[[Categoria:Publicado]]
[[Categoria:Publicado]]
[[Categoria:Obituário]]
[[Categoria:Obituário]]
[[Categoria:Mortes por câncer]]

Revisão das 00h43min de 30 de dezembro de 2020

Campo Grande • 18 de novembro de 2006

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Morreu na madruga deste sábado o senador da república pelo estado do Mato Grasso do Sul, Ramez Tebet. Tebet que era senador pelo PMDB, em segundo mandato, morreu em sua casa, em Campo Grande (MS) após ter sido internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, por complicações de um câncer no figado, contra o qual lutava a mais de 20 anos.

Tebet era advogado e foi promotor público, professor universitário. Vinha sendo tratado em casa, acompanhado por familiares. O senador estava consciente e respirava sem ajuda de aparelhos, mas não falava.

O corpo do senador foi velado pela manhã na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul e em sua cidade natal, Três Lagoas as 18 horas deste sábado.

Trajetória política de Ramez Tebet

Senador Ramez Tebet

Tebet, de 70 anos, nasceu em 7 de novembro de 1936, era casado com Fairte Nassar, com quem teve quatro filhos. Começou sua carreira política como prefeito de sua cidade natal. Foi deputado estadual da primeira legislatura da Assembléia Legislativa do estado, vice-governador e governador (1986-1987). Em 1994 assumiu seu primeiro mandato como senador.

No campo federal foi vice-líder e ministro do governo FHC por três meses, em 2001, voltando ao senado para assumir a presidência da casa, quando o então presidente Jader Barbalho renuncio junto com outros 2 senadores para não ser cassado. Presidiu ainda, a Comissão de Ética do Senado e a CPI do Judiciário, em 2000.

Nas Eleições de 2002, Tebet foi reeleito com a maior votação já obtida por um político de Mato Grosso do Sul: Mais de 730 mil votos. Na sua segunda legislatura, ele esteve envolvido com temas importantes da agenda política nacional, como a reforma tributária, e foi o relator da nova Lei de Falências. Tebet também foi escolhido membro titular das duas comissões mais poderosas do Senado: a de Constituição e Justiça e a de Assuntos Econômicos.

Nas últimas eleições, mesmo fragilizado pela doença, Tebet fazia planos de engajar-se na campanha do peemedebista André Puccinelli, que venceu as eleições para governador no Mato Grosso do Sul. Mas mostrava-se desanimado com o cenário nacional.

O Senador que possui mandato até 2011 era contrario a participação do PMDB no governo Lula, presidente que empossou em 2003, quando era presidente do senado, especialmente por divergencias regionais. O presidente tinha uma visita marcada ao senador para a proxima segunda-feira, onde iria acompanhado de caciques peemedebistas governistas.

Ramez Tebet será substituído pelo suplente Valter Pereira, que foi deputado constituinte.

Fontes