FMI questionado por emprestar dinheiro a Moçambique: diferenças entre revisões

Fonte: Wikinotícias
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
new
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel Edição móvel avançada
(Sem diferenças)

Revisão das 16h17min de 20 de novembro de 2020

Sede em Washington
Sede em Washington
Estados membros do FMI
Estados membros do Fundo Monetário Internacional
Estados membros do Fundo Monetário Internacional

20 de novembro de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Centro para a Democracia e Desenvolvimento (CDD), diz ser "muito problemático" o enorme entusiasmo com que o Fundo Monetário Internacional (FMI), empresta dinheiro a Moçambique.

O ministro moçambicano da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, disse que Moçambique tem excelentes relações com o FMI, por "ter prestado todos os esclarecimentos sobre as dívidas ocultas".

Ele diz que "o país está bem com o Fundo Monetário Internacional; podiamos ter sido castigados, mas não fomos porque demos toda a informação que era necessária para atualizar esta dívida, e a partir daquele momento, o nosso relacionamento tem sido excelente".

Entretanto, o diretor do Centro do CDD, Adriano Nuvunga, diz ser problemático o posicionamento do FMI relativamente a Moçambique, porque "a questão das dívidas ocultas ainda não está totalmente esclarecida".

Nuvunga disse que dada a falta de transparência, os empréstimos do FMI a Moçambique vão aumentar a dívida pública do país, tendo-se referido, em particular, aos cerca de 160 milhões de dólares que o fundo anunciou, recentemente, estarem disponíveis para as pequenas e médias empresas.

"Esse dinheiro vai aumentar a dívida pública do país, que foi contraída em situação totalmente de corrupção e má governação. Esse dinheiro, tal como os outros dinheiros do passado, será distribuido por empresas consumistas e não por empresas dedicadas à produção", acusou o diretor do CDD.

Fontes