Presidente de Honduras conversa com Benjamin Netanyahu: diferenças entre revisões

Fonte: Wikinotícias
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
new
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel Edição móvel avançada
(Sem diferenças)

Revisão das 16h41min de 21 de setembro de 2020

21 de setembro de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, anunciou no domingo que está em andamento uma "aliança estratégica" com Israel, que inclui a abertura de sedes diplomáticas em Tegucigalpa e Jerusalém. O anúncio foi ratificado em um comunicado conjunto que definiu a data de abertura das embaixadas antes do final de 2020.

Hernández informou sobre uma conversa telefônica com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, a quem ligou para parabenizá-lo pela celebração do Ano Novo Judaico, que é celebrado em todo o mundo.

No Twitter, Israel publicou uma foto na qual os dois líderes apertam as mãos, a legenda afirma: “O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o presidente Juan Orlando Hernández falaram em 20 de setembro de 2020, reafirmando que Honduras e Israel estão amigos próximos e fazem parte de uma aliança de apoio recíproco, tanto econômico quanto político”.

Em dezembro de 2018, o governo de Honduras informou pela primeira vez que estava analisando a possibilidade de mudar sua embaixada da cidade de Telaviv para Jerusalém e três meses depois, a decisão foi confirmada pelo presidente Hernández.

Honduras se tornaria, assim, o terceiro país a instalar sua sede diplomática naquela cidade, seguindo os passos dos Estados Unidos, a primeira nação a fazê-lo depois de reconhecer Jerusalém como capital de Israel. A Guatemala também tomou a mesma medida.

Como parte desse processo de fortalecimento das relações, os dois governos inauguraram em 1 de setembro de 2019, um escritório de comércio e cooperação hondurenho em Jerusalém, que contou com a presença de ambos os líderes.

Reciprocamente, o governo de Israel inaugurou em 20 de agosto desse ano um escritório israelense de cooperação comercial em Tegucigalpa, que foi considerado mais um passo no fortalecimento das relações bilaterais.

Fontes