Wikinotícias Discussão:Redação: diferenças entre revisões

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Fonte: Wikinotícias
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Sem resumo de edição
mSem resumo de edição
Linha 10: Linha 10:
[[Categoria:Redação|*]]
[[Categoria:Redação|*]]
<!-------------------------- Colocar tópicos apenas abaixo / Add topics only below -------------------------->
<!-------------------------- Colocar tópicos apenas abaixo / Add topics only below -------------------------->

<!--
* NÃO introduza um título na caixa acima (assunto/cabeçalho)
* Na linha abaixo, substitua NOME DO TÓPICO pelo título desejado, sem [COLCHETES]
* Não adicione o texto abaixo do título, grave a página para criar a página do texto
{{discussão2|título|dd/mm/aaaa||Wikinotícias:Redação|maluquice=Wikinotícias:Redação}}
-->


{{discussão2|Definição de uma regra para a remoção dos estatutos de Crítico, Editor e Editor de páginas protegidas por Absenteísmo|07/01/2019|Wikinotícias:Redação|maluquice=Wikinotícias:Redação}}
{{discussão2|Definição de uma regra para a remoção dos estatutos de Crítico, Editor e Editor de páginas protegidas por Absenteísmo|07/01/2019|Wikinotícias:Redação|maluquice=Wikinotícias:Redação}}

Revisão das 18h27min de 2 de maio de 2019

Redação Tópicos da Redação Arquivo

Definição de uma regra para a remoção dos estatutos de Crítico, Editor e Editor de páginas protegidas por Absenteísmo

Olá a todos. Como vocês devem saber, na maioria dos projetos da Wikimedia os estatutos como o de administrador, burocrata, supervisor e outros existentes localmente podem ser removidos caso o usuário fique um bom tempo sem editar (geralmente 6 meses). Aqui no Wikinotícias, está definido que os administradores que ficarem 3 meses sem editar podem ter suas ferramentas administrativas removidas, desde que sejam previamente avisados. Porém, não há nada estabelecido em relação aos estatutos de Crítico e Editor. Sendo assim, fica meio que a critério dos administradores a remoção ou não desses estatutos por inatividade. E caso um usuário tenha o estatuto removido, pode ele questionar a ação administrativa, justamente por não estar escrito em nenhum lugar sobre a remoção desses estatutos por absenteísmo. Eu proponho, então, que seja adicionados nas seções existentes na Política Oficial dos Estatutos os seguintes trechos:

Editores.

Será removido do grupo dos Editores o usuário que ficar inativo por um período de no mínimo 6 meses, podendo ele solicitar a reatribuição a qualquer administrador.

Críticos.

Será removido do grupo dos Críticos o usuário que ficar inativo por um período de no mínimo 6 meses, podendo ele solicitar a reatribuição a qualquer administrador.

Editores de páginas protegidas.

Será removido do grupo dos Editores de páginas protegidas o usuário que ficar inativo por um período de no mínimo 6 meses, podendo ele solicitar a reatribuição a qualquer administrador.

Sugestões serão muito bem vindas. --Editor D.S (discussão) 01h45min de 7 de janeiro de 2019 (UTC)[responder]

A favor

  1. DARIO SEVERI (discussão) 11h02min de 7 de janeiro de 2019 (UTC). Como utilizado na Wikipédia para o caso de Reversores [1] e em tantas outras Wikis.[responder]
  2. Leonardo José Raimundo (discussão) 21h48min de 7 de janeiro de 2019 (UTC). O editor, crítico e editor de páginas protegidas deve ser ativo sempre.[responder]
  3. Absolutamente favorável. Micael D. Oi, meu chapa! 22h12min de 7 de janeiro de 2019 (UTC)[responder]
  4. EVinente (discussão) 11h07min de 9 de janeiro de 2019 (UTC)[responder]

Contra

Comentários

Conclusão

Passaram-se 10 dias desde que essa proposta foi apresentada à comunidade. Todos que participaram votaram a favor da implementação do tempo mínimo para a remoção dos estatutos devido a absenteísmo. Sendo assim, encerro essa discussão e aplico as mudanças. --Editor D.S (discussão) 22h38min de 17 de janeiro de 2019 (UTC)[responder]

Introdução à discussão sobre o processo estratégico

Olá, pessoal. Meu nome é Lucas Teles e, antes de tudo, quero me apresentar como Strategy Liaison da comunidade em língua portuguesa para o Processo Estratégico que definirá mudanças nos projetos da Wikimedia a serem aplicadas até 2030. Isso quer dizer que servirei de ponte entre os usuários de língua portuguesa e a organização central do Movimento Estratégico global em andamento. Basicamente, minha função será:

  • Criar a discussão e permitir que os membros da comunidade discutam sobre os pontos estratégicos
  • Garantir que a discussão aconteça de forma produtiva
  • Tirar dúvidas sobre a estratégia e garantir que as questões sejam bem compreendidas
  • Levar à organização central do Movimento Estratégico as opiniões das diferentes comunidades em língua portuguesa

Como alguns já sabem, a comunidade global da Wikimedia está em processo de desenvolvimento de estratégias sobre como melhorar nosso impacto nos diferentes países do globo. A meta é ambiciosa; em 2030, a ideia é que sejamos a infra-estrutura essencial para o ecossistema do conhecimento livre. Cada um que está lendo isso, terá a oportunidade de participar das discussões e influenciar diretamente sobre como os projetos da Wikimedia poderão atender melhor às necessidades de seus usuários. Ressalto, portanto, a relevância de sua contribuição para esse processo, que modificará o modo de atuação de uma das instituições mais influentes do mundo.

Ao longo deste ano, conversaremos sobre o processo estratégico e, juntos, poderemos coletar as opiniões desta comunidade sobre as questões levantadas nas etapas iniciais do processo. Esta minha primeira intervenção não tem, necessariamente, a intenção de criar uma discussão profunda sobre o assunto neste espaço. Ainda assim, sinta-se à vontade para falar sobre quaisquer pontos do processo e aprofundar nos temas de acordo com seu interesse. Em breve, acontecerá o Wikimedia Summit, do qual participarão membros do Core Team do processo estratégico. Caso tenhamos pontos relevantes provenientes desta discussão a tempo, posso encaminhá-los para que sejam discutidos no evento.

Com base no trabalho de etapas anteriores ao processo atual, as questões a serem discutidas foram divididas em nove temas. Cada tema possui questões a serem abordadas em nossas discussões. Elas servirão para fomentar o debate sobre os pontos relevantes a serem decididos por esta e outras comunidades.

Neste momento inicial, o que sugiro que seja feito de acordo com o interesse de cada um é:

  • Começar a ler as principais páginas sobre o movimento (vide cabeçalho desta discussão)
  • Identificar qual(is) o(s) tema(s) em que possua maior interesse
  • Ler as questões de cada tema (ou dos temas em que tiver maior interesse) e refletir sobre elas

Como nos tornaremos mais equitativos e culturalmente diversos? Com intuito de responder a esse questionamento, direcionaremos nossas discussões. Fico no aguardo dos comentários e opiniões. Quais as primeiras impressões? Quais as dúvidas sobre o processo? Estou à disposição para o que for necessário, seja através desta página, da minha página de usuário ou até mesmo canais externos, como chats, e-mail e videoconferência. Desejo a todos uma boa discussão e agradeço antecipadamente pela atenção. LTeles (WMF) (discussão) 13h03min de 28 de março de 2019 (UTC)[responder]

LTeles (WMF) como vocês estão se empenhando para a expansão das wikis pequenas (como as nossas) e como isso é possível? Acho que isso deveria ser um ponto importante para a Wikimedia pensar... Estamos focando muito na Wikipédia e deixando de lado os outros projetos... Nós, sysops da wikinews, queremos uma maior quantidade de utilizadores e colaboradores. A Wikimedia pode/está planejando ajudar projetos pequenos da Wikimedia? Micael D. Oi, meu chapa! 21h41min de 28 de março de 2019 (UTC)[responder]
@Micael D.: Oi, Micael! Obrigado pela sua participação. Na verdade, minha função não é a de definir ou responder pela WMF sobre quais os planos dela sobre os projetos. Eu não tenho conhecimento sobre isso. O trabalho que faço aqui é o de possibilitar a discussão e criar um ambiente em que isso seja debatido pelos voluntários e que seus questionamentos e ideias cheguem aos ouvidos da comunidade global e WMF. Portanto, mais interessante, acredito, é devolver sua pergunta e saber de você quais seriam suas ideias sobre isso, pois é possível que ela seja de fato levada em grande consideração.
Aproveito para estimular sua resposta dentro do contexto do processo estratégico e seus temas. Quem sabe o que possa ajudar o projeto esteja inserido no contexto do desenvolvimento de capacidades? Talvez criar programas de desenvolvimento de capacidades específicos para o Wikinotícias seja uma forma de ajudar a melhorar e facilitar a produção de conteúdo.
Dentre os diferentes temas, consegue pensar em outro tema que pode ser aplicado à realidade do Wikinotícias? LTeles (WMF) (discussão) 02h25min de 2 de abril de 2019 (UTC)[responder]
LTeles (WMF) Sempre bom ver que a Wikimedia se preocupa com os seus outros projetos! E Teles, na realidade, acredito que o problema mais agravante seja o de que não temos uma grande divulgação do projeto. O que será que podemos fazer quanto a isso? Micael D. Oi, meu chapa!
@Micael D.: Desculpe a demora. É a essas respostas que quero cheguemos juntos. Não estou aqui pra trazer as respostas para todas as perguntas. O que posso fazer é estimular a discussão e tentar ajudar no seu desenvolvimento dentro das possibilidades. Você já tocou num ponto importante: a falta de divulgação do projeto. Pessoalmente, inclusive, concordo com isso. Podemos tentar focar a discussão e achar algum caminho. Por exemplo, para melhorar a divulgação do Wikinotícias, acredita que precisamos melhorar em que campo?
1) Melhorar na parte técnica, com ferramentas que facilitem compartilhamento em redes sociais?
2) Melhorar na qualificação dos usuários dos projetos, com treinamentos e desenvolvimento de capacidades?
3) Investir em parcerias com entidades de jornalismo (ou não) para de alguma forma (a ser definida) auxiliar a comunidade (quem sabe oferecendo acesso a conteúdo, workshops)?
São apenas exemplos que trago para que isso seja pensado e colocado dentro de um campo de ação organizada. Pode ser um deles ou até todos, mas seria interessante obter opiniões e sugestões concretas sobre isso. Como quer ver a Wikinotícias em 2030 e o que fazer pra chegar lá? LTeles (WMF) (discussão) 02h33min de 8 de abril de 2019 (UTC)[responder]
LTeles (WMF) Acho que o ponto mais importante seja a capacitação de usuários. Será que seria possível que algum usuário que faz divulgação da Wikipédia nas universidades (que agora esqueci o nome do projeto) também faça capacitação para estudantes de jornalismo aqui na Wikinews? Micael D. Oi, meu chapa! 10h07min de 8 de abril de 2019 (UTC)[responder]
Micael D. É algo que pode ser tentado. O que sugere então seria formação de parcerias com universidade com intuito de capacitação de usuários e quem sabe divulgação do projeto? Acha que possuímos uma quantidade mínima de usuários que possam participar dessa capacitação? Consegue pensar em quais seriam esses usuários? Acho interessante ver a opinião deles também. LTeles (WMF) (discussão) 01h42min de 9 de abril de 2019 (UTC)[responder]
LTeles (WMF) O único que lembro de cabeça é o Joalpe. Micael D. Oi, meu chapa! 11h48min de 9 de abril de 2019 (UTC)[responder]
E respondendo sua pergunta; acho que mesmo com poucos usuários, dá sim. Micael D. Oi, meu chapa! 11h49min de 9 de abril de 2019 (UTC)[responder]

Proteção de autorrevisor

Olá a todos! Venho hoje para tentar fazer um consenso! Eu abri um pedido no Phabricator onde peço que se crie uma nova proteção para que apenas usuários com o estatuto de autorrevisor possa editar certa página. É pedido que a comunidade tenha consenso e por isso abro esse pedido. Cito; DARIO SEVERI, Editor D.S, Grondin, ‎Leonardo José Raimundo (toda a comunidade ativa) para que tenhamos uma rápida aprovação.

A favor (vote for yes)

  1. A favor A favor - Apesar de eu quem ter feito o pedido, é claro que precisamos da proteção para autorrevisor pois apenas autoconfirmed e sysop não dá. Micael D. Oi, meu chapa! 16h31min de 21 de abril de 2019 (UTC)[responder]
  2. A favor A favor Como dito pelo Micael acima. Guga1248 (discussão) 01h56min de 23 de abril de 2019 (UTC)[responder]
  3. EVinente (discussão) 11h15min de 23 de abril de 2019 (UTC)[responder]
  4. A favor A favor da proposta. DARIO SEVERI (discussão) 13h59min de 23 de abril de 2019 (UTC)[responder]
  5. Pórokhov (discussão) 20h41min de 25 de abril de 2019 (UTC)[responder]
  6. Leonardo José Raimundo (discussão) 20h18min de 27 de abril de 2019 (UTC). Eu também sou A favor A favor dessa proposta.[responder]

Contra (vote for no)

Comentários (comments)

Abro o pedido e termino quando pelo menos 4 usuários votarem.

Comentário DARIO SEVERI poderia votar? Micael D. Oi, meu chapa! 11h49min de 23 de abril de 2019 (UTC)[responder]

Micael D. pode ser que tenha de reduzir a minha participação nos proximos quarenta dias, me avise se tiver algo importante. Abraços. DARIO SEVERI (discussão) 14h04min de 23 de abril de 2019 (UTC)[responder]

Pode deixar. :). Micael D. Oi, meu chapa! 14h30min de 23 de abril de 2019 (UTC)[responder]

Conclusão (conclusion)

Fora decidido que será aplicada a mudança. Micael D. Oi, meu chapa! 14h30min de 23 de abril de 2019 (UTC)[responder]

Atualizações

Olá, gostaria de lembrar aos administradores locais eleitos e aos que forem se eleger que o estatuto de administrador não serve só para ficar protegendo páginas e removendo estatutos (que não têm relevância) de usuários inativos.

Existem muitas coisas aqui que precisam ser atualizadas, tais como uma reforma completa na página principal, pois a mesma foi atualizada e parece-me que nenhum usuário foi conferir se ela funciona em celulares (e não, não funciona), há várias predefinições e templates do mediawiki que ainda estão usando formatação html antiga e precisam ser atualizadas. Nem mesmo o arquivo da redação está sendo realizado, há msgs de 2018 ainda aqui... Entre outras coisas...

Seria muito bom se os administradores dessem mais atenção ao que é prioridade ao invés de se dedicar apenas ao mínimo que é bem irrelevante, tal como a proteção das notícias antigas. Cumprimentos -- @lestaty discuţie 21h03min de 30 de abril de 2019 (UTC)[responder]

Aqui a página principal funciona direitinho no celular. Irei arquivar a página de redação. Micael D. Oi, meu chapa! 21h37min de 30 de abril de 2019 (UTC)[responder]
Se abrir pelo celular usando o modo desktop, vai abrir direito mesmo. Mas o modo mobile (que é o default) não, basta olhar e vai ver que a página está com espaçamentos excessivos entre títulos e sem enquadramento correto. Sem mencionar que metade das informações não aparece, tais como as informações sobre a Wikimedia e seus projetos irmãos e notícias recentes. -- @lestaty discuţie 22h07min de 30 de abril de 2019 (UTC)[responder]
Até que gostaria Micael, mas meu tempo é bem reduzido e essas alterações em algumas e/ou várias partes requerem testes com acesso administrativo. Portanto seria muito complicado para mim ajudar com isso. Uma coisa, você não está sozinho aqui, convoque os outros administradores para que eles ajudem nisso. Normalmente o pessoal se elege aqui, mas fica preocupado em cuidar apenas da Wikipédia, ou seja, só se elegem pra acumular cargos. Por isso, chame os administradores aqui pra ajudarem a corrigir essas falhas, acho que essa é a melhor opção no momento. Se em algum momento eu ver que tenho mais tempo, até tentarei ajudar, mas de momento não tenho como. -- @lestaty discuţie 19h33min de 1 de maio de 2019 (UTC)[responder]
Ok. Obrigado pela ajuda! Tentarei dar uma olhada e cito o Pedrohoneto que fez a PP para tentar corrigir comigo. Micael D. Oi, meu chapa! 20h05min de 1 de maio de 2019 (UTC)[responder]
Quanto aos arquivos da redação... Eu vou ver se me lembro o que era que devia ser feito, pois pelo que andei vendo parece que eu devo na época ter abandonado alguma coisa. Pois nem eu (que fiz o atual modelo da redação) me lembro como devia ser arquivado. -- @lestaty discuţie 20h09min de 1 de maio de 2019 (UTC)[responder]
Pena que o senhor não é mais sysop... Obrigado! Micael D. Oi, meu chapa! 21h06min de 1 de maio de 2019 (UTC)[responder]

Coisas que precisam ser verificadas:

  • Algo deve ter sido alterado nos códigos, pois a redação não cria mais os tópicos como deveriam ser criados (que é como subpágina da redação). Não consegui ver onde estava a alteração, alguém precisa verificar isso.
  • Movi todos os tópicos para subpáginas da redação como já era feito. Falta fazer a categorização deles, para isso basta ver os modelos anteriores como esse aqui: [2], para facilitar consultem minhas últimas edições e vão encontrar todos os tópicos.
  • A página principal têm um link apontando para a subpágina de um usuário! Em versão móvel ela aponta para um modelo do usuário Pedrohoneto.

Bem é isso... Cumprimentos -- @lestaty discuţie 07h29min de 2 de maio de 2019 (UTC)[responder]

Ok. Obrigado. Micael D. Oi, meu chapa! 09h23min de 2 de maio de 2019 (UTC)[responder]
Hoje mais cedo lembrei-me de quais eram "meu planos" para a Wikinews. A Wikinews sempre foi uma wiki praticamente vazia e sem nenhuma pessoa para ajudar. Quando comecei aqui, tentei importar e trazer várias das coisas que existiam na Wikipédia, porém isso acabou não dando certo pelo fato de que na Wikipédia existem pessoas que estão sempre dando manutenção nas coisas, aqui era apenas eu e alguns raros usuários. Com isso muita coisa foi ficando sem manutenção. Foi pensando nisso que fui simplificando e automatizando boa parte das coisas. Um exemplo disso é a redação. Quando fiz as alterações na página Project:Redação, não era pra ela ser editada, ela deveria ser apenas um portal que iria mostrar os tópicos que estavam sendo discutidos, por isso ela foi protegida a nível sysop. Todos os tópicos ficam transcluídos na sua discussão. Para facilitar o arquivo e para que o tópico seja exibido na Redação, o código <noinclude>{{Voltar}}[[Categoria:!Arquivos da Redação - MÊS de ANO|{{SUBPAGENAME}}]]</noinclude> deveria estar no topo de todos os tópicos, exatamente como fiz aqui. As páginas Project:Redação/Geral e Project:Redação/Propostas nem deveriam existir, já que tudo pode ser resolvido apenas aqui mesmo. Acabam sendo mais e mais páginas para ficar espalhando tópicos e mais tópicos... Eu sei que parece "bonito" ter várias páginas e etc. Mas minha recomendação para vocês é que olhem pro passado e vão ver que eu tentei várias coisas "grandes" e não deram certo, pois não haviam pessoas suficiente para manter, e por mais que a gente se esforce, uma hora você se cansa e desiste (como foi meu caso).
O tempo que eu tinha livre eu usei para mover as páginas para seus lugares corretos e criei as categorias que precisava. Espero que algum de vocês possa terminar de categorizar os tópicos e corrigir o arquivo, que está parado desde 2014. As predefinições que eu alterei precisam ser validadas, não sou mais editor/crítico/sysop e por isso as edições estão pendentes (por isso eu disse que é impossível eu ajudar em algo aqui, pois a wikinews dificulta em muito o trabalho sem que você tenha os estatutos). As mensagens do User:MediaWiki message delivery precisam ser direcionadas para alguma página específica, pois a redação foi criada antes dessa funcionalidade e elas não são compatíveis. E há também as coisas que mencionei acima, que precisam ser verificadas. É isso. Boa sorte pessoal! -- @lestaty discuţie 19h19min de 2 de maio de 2019 (UTC)[responder]
Muitíssimo obrigado pela ajuda! Tentarei arquivar, só que tô sem PC daí fica difícil. Aliás, os seus estatutos foram retribuídos. Micael D. Oi, meu chapa! 20h22min de 2 de maio de 2019 (UTC)[responder]

A PP que eu estava construindo não estava pronta, mesmo assim aplicaram-na. No momento não tenho tempo disponível para fazer qualquer tipo de alteração, mas sugiro pedir ajuda a algum programador da Wikipédia para que auxilie na sua adequação, principalmente da versão móvel. Só deixo anotado aqui que a ideia original não era mostrar todos os campos da versão desktop no mobile, como já ocorre em outros projetos, apenas as notícias e uma caixa para criar novos artigos. Também tinha feito um pequeno código em JS (ou CSS, não lembro onde está) que ajudava a melhorar a PP (como pode ser visto aqui). Também sugiro que ativemos o Especial:Import para trazer algumas das funcionalidades da Wikipédia pra cá de maneira mais fácil, claro, se isso for possível. Pedrohoneto (discussão) 22h08min de 2 de maio de 2019 (UTC)[responder]

A Especial:Import está ativa ao que me lembre. Só não lembro se ela puxa da Wikipédia. -- @lestaty discuţie 22h21min de 2 de maio de 2019 (UTC)[responder]
Seria uma mão na roda se desse para usar isso. Algum sysop poderia testar o recurso. Enfim, coloquei o link certo pra versão mobile da PP. Também achei o código que havia mencionado acima. Está em MediaWiki:Mobile.js. Em wgArticleId == 52721, é só trocar o número por 928 que a página deve dar uma melhorada. Pedrohoneto (discussão) 22h29min de 2 de maio de 2019 (UTC)[responder]
PS: As quatro últimas linhas de Utilizador:Pedrohoneto/vector.css também criam um efeito de hover na tabela das cotações na PP, como ocorre no Wikinews em espanhol. Também seria bacana se algum sysop implementasse essa mudança. Pedrohoneto (discussão) 22h33min de 2 de maio de 2019 (UTC)[responder]
De acordo com o as configurações da wiki (wgImportSources), o import está habilitado pra trazer coisas da Wikipédia. -- @lestaty discuţie 22h35min de 2 de maio de 2019 (UTC)[responder]
Bacana, poderíamos testar então. E só mais um adendo: Em 2017 tinha-se decidido separar a Redação em duas: geral e propostas. Wikinotícias:Redação serviria apenas para transclusão dessas páginas. Suas mudanças recentes bagunçaram o histórico delas. Pedrohoneto (discussão) 22h49min de 2 de maio de 2019 (UTC)[responder]
Não sabia disso e não me informaram quando eu falei sobre os arquivos... E mais, não acertaram na organização, pois tinha tópico espalhado pra todos os lados. Quando se separou, deveriam primeiro ter arquivado tudo o que havia e iniciado a nova versão, assim quem chega e vê, entende que mudou saca?.
A bagunça é fácil de resolver, basta apagar os tópicos que criei como subpáginas e reverter as geral e propostas. E pra provar que disse que estava bem bagunçado, até a Wikinotícias:Redação tinha mensagem nela, além de tópicos de 2007... Então, faltou bastante organização na hora de fazer. -- @lestaty discuţie 23h25min de 2 de maio de 2019 (UTC)[responder]
PS: Os arquivos iam ter que ser feitos de alguma forma, e parece que não houve nenhuma ideia sobre como ia se fazer isso. Os tópicos estão todos linkados com seus históricos. Acho que é mais fácil manter como eu fiz, e a partir de agora decidir como vai se arquivar (afinal, não basta pensar em apenas criar as páginas, mas como vai se fazer o arquivo depois) do que reverter/apagar tudo. Mas aí são vocês que decidem :) -- @lestaty discuţie 23h32min de 2 de maio de 2019 (UTC)[responder]
PS 2: E sobre a discussão da divisão, naquela época ocorriam poucas discussões sobre coisas técnicas aqui, e sempre que havia algo era eu que resolvia sem precisar abrir discussão, já que não haviam quase usuários. Os cafés foi uma "importação" minha pra cá, e como disse mais acima, eu abandonei a ideia por ver que como a wiki era pequena, não havia como manter tudo aquilo. Por isso no fim a redação é que ficou mais como um ponto central das coisas. Se eu tivesse tido mais tempo na época, teria eliminado as páginas dos cafés e tals. Mas na época não consegui fazer tudo o que precisava e desisti. -- @lestaty discuţie 23h38min de 2 de maio de 2019 (UTC)[responder]
Só pra avisar que nenhuma das alterações sugeridas pelo Pedro dá pra fazer... Todas as páginas estão protegidas a nível de sysop de interface. Que tal eu abro um pedido para sysop de interface e a gente resolve isso? Micael D. Oi, meu chapa! 09h12min de 3 de maio de 2019 (UTC)[responder]

@Sir Lestaty de Lioncourt: Quando a mudança mencionada foi implementada, a Redação estava abandonada desde 2014 (como pode notar pelos arquivos) e tudo era basicamente discutido no Café dos novatos, que está devidamente arquivado. Além disso, a diferença é que as discussões passaram a ser criadas como seções das redações e não como subpáginas dela.

Minha ideia também era que ninguém colocasse nada em Wikinotícias:Redação; ela serviria apenas para a transclusão da Geral e Propostas (ou seja, sua função era apenas exibir as seções dessas páginas), só faltou protegê-la para que ninguém mexesse. Tudo estava muito bem organizado, creio que você só não entendeu direito o novo método usado. Enfim, já que mudou, é preciso estabelecer um novo padrão de criação/arquivamento dos tópicos para a confusão não se espalhar.

Eu acho completamente desnecessário criar os tópicos da Redação em subpáginas, já que toda a discussão aqui é breve e não precisa desse tipo de separação. Também é melhor arquivar por ano, não por mês, já que o Wikinews anda lentamente e não há discussões tão frequentes. Quanto mais coisas agrupadas num mesmo lugar, mais fácil a vida de quem quer revirar os históricos. Pedrohoneto (discussão) 13h44min de 5 de maio de 2019 (UTC)[responder]

Tópico de teste

Esse é um tópico de testes. -- @lestaty discuţie 18h24min de 2 de maio de 2019 (UTC)[responder]