Wikinotícias:Missão: diferenças entre revisões

Fonte: Wikinotícias
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Slade (discussão | contribs)
m atualização
Slade (discussão | contribs)
m cat
Linha 32: Linha 32:
'''Deseja participar? [[special:userlogin|Registre-se!]]'''
'''Deseja participar? [[special:userlogin|Registre-se!]]'''


[[Categoria:Wikinotícias|{{PAGENAME}}]]
[[Categoria:!Wikinotícias|{{PAGENAME}}]]

Revisão das 19h01min de 8 de dezembro de 2006


A missão do Wikinotícias é apresentar notícias com conteúdo atualizado, relevante, jornalístico e por vezes divertido sem viés.

História da Wikipédia, o primeiro projecto wiki

Em 15 de janeiro de 2001, um grupo de indivíduos iniciou um ousado experimento: eles permitiram que todas as pessoas ao redor do mundo construissem uma enciclopédia, com versões traduzidas para todos os idiomas, e que ela ficasse disponível, livre, para qualquer habitante do planeta, para sempre. Nos meses e anos seguintes ficou evidente que não foi somente a tecnologia que tornou este sonho possível, e que houve uma incrível contribuição de comunidades de voluntários dedicados que escreveram artigos e formularam as políticas e guias para o projeto.

Elas fizeram isso através de um processo aberto, evolucionário, crentes no surgimento de um consenso, pelo desejo de progresso e de amor ao espírito humano.

Missão do Wikinotícias

A idéia por trás do projeto Wikinotícias não é menos ambiciosa. Procuramos criar uma fonte livre de notícias, onde cada ser humano está convidado a contribuir com reportagens sobre qualquer tipo de evento, grande ou pequeno (desde que seja relevante), e a partir de uma experiência pessoal, ou relatada em algum outro lugar.

O Wikinotícias está fundamentado na idéia que é possível criarmos algo novo, ao invés de destruir algo antigo. Está fundamentado na crença de que podemos, juntos, construir um grande e único recurso que enriquecerá a paisagem da mídia.

Projecto para a fase incial

O Wikinotícias será útil, ainda que comecemos apenas com poucas reportagens não originais - agregado de resumos de notícias oriundas de algum outro lugar, com um ponto de vista neutro. Ele será útil até mesmo se nem todos os campos de assunto forem cobertos inicialmente, porque usamos o modelo de colaboração wiki. A tendência é o Wikinotícias crescer e tornar-se cada vez mais útil com o passar dos dias.

Eventuais cenários futuros

Embora o Wikinotícias tenha como objetivo ser uma fonte de recursos para uso próprio, ele poderá tornar-se uma fonte de notícias alternativa às agências proprietárias atuais como a Associated Press ou a Reuters, isto é, ele possibilitará que a mídia independente ganhe com uma alimentação de notícias de alta qualidade, sem cobrança, a fim de complementar sua própria reportagem. Graças ao copyleft qualquer um poderá criar sua própria fonte de notícias - sempre com o ponto de vista neutro - a partir de nosso trabalho. Ainda que nossos artigos no início sejam poucos, eles estarão disponíveis livremente e gratuitamente, de forma permanente, sem a exigência de registro para a leitura dos mesmos.

Os mesmos princípios da Wikipédia

Apesar de estarmos a nos defrontar com muitos desafios, o Wikinotícias adotará os mesmos princípios chave que nortearam a Wikipedia e outros sítios Wikimedia que existem atualmente: neutralidade, conteúdo livre, e um processo aberto de tomar decisões.

Nós procuramos promover a idéia do cidadão jornalista, porque acreditamos que qualquer um pode fazer uma contribuição útil para o cenário que está a se desenrolar no mundo ao nosso redor. Chegou o momento de criar uma fonte de notícias livre, para o povo e pelo povo.

O Wikinotícias será tanto uma fonte de informações quanto de entretenimento. Apreciaremos a vinda de colaboradores e os encorajamos explorar os diferentes conceitos de apresentação de informações atuais e interessantes. Iremos pesquisar novos formatos de apresentação para o nosso conteúdo e nos esforçaremos em abrir as portas e permitir que as pessoas ao redor do mundo se beneficiem de nosso trabalho.

Deseja participar? Registre-se!