Ebola: Guiné-Bissau abre campanha de limpeza em mercado da capital: diferenças entre revisões

Fonte: Wikinotícias
[edição não verificada][edição verificada]
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Protegeu "Ebola: Guiné-Bissau abre campanha de limpeza em mercado da capital": Arquivo ([Editar=Permitir apenas administradores] (indefinidamente) [Mover=Permitir apenas administradores] (indefinidamente))
m BOT: Mudanças Triviais
 
Linha 21: Linha 21:


== Fonte ==
== Fonte ==
*{{fonte|idioma=|autor=Agência Lusa|url=http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-08/ebola-guine-bissau-abre-campanha-de-limpeza-em-mercado-da-capital|título=Ebola: Guiné-Bissau abre campanha de limpeza em mercado da capital|pub=Agência Brasil|data=30 de Agosto de 2014, 11hs51min, texto ampliado às 12hs05min}}
* {{fonte|idioma=|autor=Agência Lusa|url=http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-08/ebola-guine-bissau-abre-campanha-de-limpeza-em-mercado-da-capital|título=Ebola: Guiné-Bissau abre campanha de limpeza em mercado da capital|pub=Agência Brasil|data=30 de Agosto de 2014, 11hs51min, texto ampliado às 12hs05min}}


{{Agência Brasil}}
{{Agência Brasil}}

Edição atual desde as 03h37min de 21 de julho de 2018

Agência Brasil

30 de agosto de 2014

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, lançou hoje (30) campanha nacional de limpeza e desinfecção, jogando duas pás de lixo em um depósito no mercado do Bandim, maior centro comercial de Bissau, capital do país. Vaz disse, na ocasião, que é um passo importante na luta contra o vírus do ebola, que já foi encontrado na Guiné (ou Guiné-Conacri) e no Senegal, países que fazem fronteira com a Guiné-Bissau.

"É uma ótima iniciativa, e penso que, continuando assim, vamos atingir a higiene de que necessitamos", afirmou Vaz que, antes de declarar aberta a campanha, ouviu o Hino Nacional guineense tocado pela banda do Exército.

O presidente disse ainda que está na hora de os guineenses "meterem a mão na lama", expressão muito popular no país, que significa "trabalhar no duro" e foi usada por Vaz na campanha eleitoral, quando prometeu mudar a imagem do país. "O combate à pobreza começa precisamente aí, porque, caso contrário, a doença vai querer dar cabo da nossa gente", afirmou Vaz.

Neste sábado, a Libéria anunciou a interdição do desembarque em seus quatro portos marítimos devido à epidemia de ebola que assola alguns países africanos. A autorização para livre circulação, normalmente concedida a marinheiros de embarcações comerciais que aportam na Libéria, foi cancelada e ninguém terá permissão para desembarcar, informou Matilda Parker, responsável pela administração portuária na Libéria, país mais afetado pela epidemia de ebola. Ela informou que todos os portos, incluindo o da capital, Monróvia, vão adotar a política de “tolerância zero” contra a epidemia, que já fez mais de 1.500 mortos desde o início do ano.

Ao chegar hoje a Bruxelas para uma cúpula extraordinária da União Europeia, o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, disse que vai pedir aos parceiros do bloco uma maior coordenação para fazer frente à epidemia de ebola. A Espanha foi o primeiro país europeu a registrar casos mortais devido ao ebola (um missionário espanhol infetado com o vírus na Libéria foi levado para Madri, mas não resistiu à doença).

Os países africanos mais afetados pela epidemia são Libéria, Guiné-Conacri, Serra Leoa e Nigéria. O primeiro caso no Senegal foi registrado ontem (29).

De acordo com o último balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS), já foram contabilizados 3.069 casos da doença, com 1.552 mortes, em quatro países da África Ocidental.

A febre hemorrágica é uma doença infecciosa grave, causada pelo vírus ebola e foi identificada pela primeira vez em 1976, no então Zaire (atual República Democrática do Congo), perto do Rio Ebola. A doença é transmitida por contato direto com o sangue, secreções ou fluidos corporais de pessoas infectadas. Ainda não existe tratamento, nem vacina certificada.

Fonte