Ajuda:Tutorial/Escrever uma notícia: diferenças entre revisões

Fonte: Wikinotícias
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Carlosar (discussão | contribs)
Sem resumo de edição
Carlosar (discussão | contribs)
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
<div style="text-align: center">
{| Style="border: 3px solid #D3FCE3; padding:2px; margin: 0 auto;"
!style="background-color: #ECFDF4;"|
|
{| Style="border: 0px; padding:0px; margin: 0 auto;"
|<big>'''Esta página está desatualizada e precisa ser reformulada'''</big>
|}
|}
</div>

==Aprenda a usar o wiki. É fácil!==
==Aprenda a usar o wiki. É fácil!==
'''Para escrever um artigo''' primeiro é necessário aprender [[{{ns:4}}:Como editar uma página|'''como editar as página no Wiki''']].
'''Para escrever um artigo''' primeiro é necessário aprender [[{{ns:4}}:Como editar uma página|'''como editar as página no Wiki''']].

Revisão das 19h59min de 1 de outubro de 2006

Esta página está desatualizada e precisa ser reformulada

Aprenda a usar o wiki. É fácil!

Para escrever um artigo primeiro é necessário aprender como editar as página no Wiki.

Sinta-se à vontade para experimentar um pouco na Página de testes.

Sua história é notícia?

Em primeiro lugar você precisa descobrir aquilo que pertence ao domínio do Wikinotícias através da leitura do Guia de Conteúdo.

Se procura por uma lista de possíveis fontes para novas histórias, você deve visitar a página de Recursos ou de Propostas actuais para histórias.


Como criar uma história

1. Crie um título para a notícia



No Espaço de trabalho localize a caixa Criar artigo. No espaço em branco, na caixa, coloque um título para seu artigo. Em seguide clique em Criar artigo.


2. Escreva o seu artigo

A. Coloque a data
Aparecerá uma grande área, como aquela que é mostrada na figura acima, que pode ser editada por você. Nesta área você encontrará alguns comentários explicativos, como por exemplo: <!--Colocar a data aqui -->. Nas Instruções há dois formatos possíveis para a data. Se você não está no local da notícia, escolha a construção que mostra apenas a data. Copie e cole a construção escolhida em cima do comentário que pede para colocar a data.

B. Escreva o artigo
Escreva em estilo jornalístico a sua notícia e remova o comentário <!-- Aqui vai o texto do artigo -->. Para que sejam obtidos melhores resultados, é aconselhável seguir o Guia de estilo. Respeite rigorosamente o Código de Ética.

Talvez você queira acrescentar imagens à história. Mesmo que nenhuma imagem esteja disponível para o acontecimento em curso, mesmo assim talvez seja útil fornecer ao leitor alguma tipo de desenho, mapa, ou ícone que represente algumas das características do acontecimento.

Você pode carregar imagens que são de domínio público ou criar apontadores para as imagens pré-existentes da biblioteca visual Wikimedia Commons. É necessário estar registrado no Wikimedia Commons para carregar uma imagem.


3. Coloque as Referências (Fontes)

Depois de escrever e datar o artigo, é necessário especificar as Referências. As referências podem ser do tipo fonte ou do tipo referência bibliográfica (chamada só de referência, também).

As fontes devem vir listadas numa seção separada chamada: Fontes. Já existe uma predefinição chamada fonte para auxiliá-lo. Você pode encontrá-la em alguns comentários explicativos.

Exemplo:

{{fonte
|url=http://www.estadao.com.br/tecnologia/informatica/2005/fev/23/34.htm
| título=Apple deve anunciar novos modelos de iPods
|autor=João Magalhães
|pub=O Estado de São Paulo
|data=23 de Fevereiro de 2005}}


Ao invés de fontes, você pode usar referências, colocar um apontador para outros artigos (Ver também), ou para Páginas externas. Por favor, consulte o Guia de Estilo ou as Ferramentas do repórter para aprender a maneira correta de especificar Referências.

4. Atribua as categorias ao artigo

  • Consulte a lista de categorias de notícias mais utilizadas.
  • Para adicionar um artigo a uma categoria, coloque o texto [[Categoria:Nome da categoria]] no final do teu artigo. Você encontrará comentários explicativos com alguns exemplos de categorias, que você pode escolher.

5. Faça uma revisão do artigo

Depois que realmente terminar o teu artigo, perca um pequeno período de tempo para fazer, pelo menos, uma breve revisão. Procure garantir que o artigo segue as orientações do Guia de Estilo, do Guia de Conteúdo e, principalmente, veja se ele respeita rigorosamente o Código de Ética.

Há algumas verificações importantes que podem ser feitas de maneira rápida. Observa se a data do artigo está correta, se as referências foram especificadas corretamente (se for um apontador para uma outra página da internet, verifica se o apontador está certo. Verifica também se a autoria do artigo é realmente aquela definida na referência. Lembra-te que a autoria de uma história nem sempre é o nome da organização responsável pelo sítio onde ela está). Consulta o Guia de Estilo e o Guia de Conteúdo.

6. Publique o artigo

Depois que você terminou de fato de escrever seu artigo de notícia, remova a marca: {{artigo em desenvolvimento}} e clique no botão Salvar página (há também o botão Mostrar previsão para verificar como ficará o artigo, antes de salvá-lo).

Depois que teu artigo saiu da seção Histórias em desenvolvimento ele aparecerá automaticamente na seção Prontos para publicação.

A sugestão é deixar o artigo nesta seção por pelo menos 30 minutos para que ele seja avaliado pela comunidade. Se você acha que o artigo precisa de uma melhor revisão, pode deixá-lo por um período maior.

As pessoas que encontrarem um artigo que está em repouso nesta seção há mais de uma hora, caso considerem-no apto, devem removê-lo e publicá-lo, caso saibam como proceder.

Se na sua opinião o artigo está mesmo apto, você pode removê-lo desta seção e publicá-lo quando quiser.

Lembre-se porém que mesmo um artigo publicado está sujeito à revisão de outros leitores, durante alguns dias após a publicação (todavia, após quatro (4) dias o artigo poderá ser congelado, e ninguém mais conseguirá editá-lo).

Para publicar o artigo na Página principal, leia Como publicar.