Espanha espera atrair nômades digitais para salvar aldeias moribundas

Fonte: Wikinotícias

14 de setembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O interior da Espanha está sofrendo um lento declínio após o longo êxodo de sua população rural, mas Sárnago espera evitar esse destino - por enquanto.

Situada na região montanhosa de Soria ao norte de Madrid, atingiu seu pico em 1950 quando havia 462 residentes permanentes, a maioria vivendo da agricultura.

Mas a atração da vida na cidade e os empregos mais bem pagos finalmente cobraram seu preço quando o último residente saiu em 1979.

Os ativistas agora salvaram o vilarejo atraindo cinco residentes permanentes, muitos trabalhando remotamente ou vindo para estadias curtas.

A Espanha espera ajudar a salvar comunidades em dificuldades como Sárnago, oferecendo vistos e incentivos fiscais para nômades digitais, que trabalham com seus laptops em todo o mundo, para incentivá-los a viver no que muitos aqui descreveram como España Vacia, ou “Espanha Vazia. ”

O projeto de lei inicial oferecerá vistos de 12 meses para residentes não europeus.

Entre 8.131 municípios espanhóis, 3.403 estão classificados como em risco de desaparecer, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística do país - quase 43%.

A Espanha também quer encorajar empresas e empresários a trazerem investimentos extremamente necessários para as partes rurais do país que estão enfrentando dificuldades econômicas.

“Espero que possamos atrair estrangeiros para vir morar aqui por algum tempo, pelo menos”, disse à Voz da América José María Carrascosa, presidente da Associação dos Amigos de Sárnago.

A vila fica a 280 quilômetros ao norte de Madrid e a maioria das pessoas na região trabalha como agricultora.

“Temos uma conexão de Internet razoavelmente boa - 4G - para uma área rural, então você pode enviar e-mails, mas quando você quer fazer uma reunião Zoom é um pouco mais problemático

Fonte