Escritor sênior da Telegraph, Peter Oborne, alega que jornal suprimiu reportagens da HSBC

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

19 de fevereiro de 2015

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Telegraph escritor sênior Peter Oborne alega papel suprimida relatórios sobre HSBC Peter Oborne, ex-comentarista político-chefe do jornal broadsheet britânico Daily Telegraph, alegou o papel suprimida e histórias envolvendo gigante bancário HSBC sub-relatada de forma a evitar uma perda de receitas de publicidade. Em uma renúncia pública do artigo publicado no site do OpenDemocracy na terça-feira, o veterano jornalista e colunista alega a divisão entre publicidade e editorial não tinha sido mantida à prova d'água e que os editores estavam cometendo uma forma de "fraude" na leitores do jornal.

No artigo de Oborne, ele detalha como ele apresentou uma história para o Telegraph sobre HSBC fechando uma série de importantes contas de muçulmanos britânicos - apesar das garantias em contrário, a história não foi publicado pelo jornal. Isso levou a Oborne investigando outra cobertura do HSBC no jornal. Ele cita o exemplo de uma história escrita pelo Telegraph correspondente bancário Harry Wilson sobre problemas com as contas do HSBC, que reivindica Oborne foi discretamente retirados do site do Telegraph. Oborne diz o fracasso do Telegraph para cobrir HSBC também está presente na cobertura relativa dada em novembro 2014 depois que o banco teve de alocar um fundo de £ 1 bilhão para compensar os clientes, bem como uma investigação sobre manipulação do mercado de moeda: Oborne argumenta estes desenvolvimentos foram dadas considerável cobertura em jornais concorrentes, incluindo o Guardian, Times, and Mail, mas o Telegraph cobriu apenas brevemente várias páginas para a seção de negócios.

O artigo de Oborne alega uma série de outros exemplos de repressão - chamando a cobertura dos protestos pró-democracia em Hong Kong "bizarro", e observando que o papel sub-relatada a notícia da falsificação da contabilidade no Tesco, mas deu destaque significativo para histórias sobre a empresa, sem uma vantagem essencial.

Seguindo o artigo de Oborne, um porta-voz do Telegraph respondeu:. "Como qualquer outro negócio, nós nunca comentar sobre relações comerciais individuais, mas nossa política é absolutamente claro Temos como objectivo proporcionar a todos os nossos parceiros comerciais, com uma gama de soluções de publicidade, mas a distinção entre publicidade e nossa operação editorial premiado sempre foi fundamental para o nosso negócio. Estamos totalmente refutar qualquer alegação em contrário. É uma questão de enorme pesar que Peter Oborne, por quase cinco anos, um contribuinte para o Telegraph, deveria ter lançado tal surpreendente e ataque infundado, cheio de imprecisões e insinuações, em seu próprio papel. "

Comentarista de mídia Roy Greenslade, escrevendo para o Guardian, descreveu as alegações de Oborne contra o Telegraph como "dinamite" e disse que eles vão "para o coração da credibilidade de um papel". Os irmãos Barclay, proprietários do Telegraph, "estão a ser responsabilizados", de acordo com Greenslade, e Oborne "brilhou uma luz sobre uma realidade escura".

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit