Saltar para o conteúdo

Escolas primárias de Lahore fechadas devido à poluição recorde: Autoridades do Paquistão

Fonte: Wikinotícias

3 de novembro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A segunda maior cidade do Paquistão, Lahore, fechará escolas primárias por uma semana devido à poluição recorde, disseram autoridades do governo neste domingo, para evitar a exposição de milhões de crianças à poluição várias vezes acima dos níveis considerados perigosos.

Durante dias, a cidade de 14 milhões de habitantes foi envolvida pela poluição, uma mistura de neblina e poluentes causados por fumaça de diesel de baixa qualidade, fumaça de queima agrícola sazonal e resfriamento de inverno.

O índice de qualidade do ar, que mede uma variedade de poluentes, ultrapassou 1.000 no sábado - bem acima do nível de 300 considerado "perigoso" - de acordo com dados da IQAir. O governo de Punjab também registrou picos de mais de 1.000 no domingo, o que considerou "sem precedentes".

"A previsão do tempo para os próximos seis dias mostra que os padrões de vento permanecerão os mesmos. Portanto, estamos fechando todas as escolas primárias públicas e privadas em Lahore por uma semana", disse à AFP Jahangir Anwar, um alto funcionário de proteção ambiental em Lahore.

"Todas as aulas" para crianças até aos 10 anos, "educação pública, privada e especial... permanecerão fechados por uma semana" de segunda a sábado, dizia uma decisão do governo local vista pela AFP.

A decisão acrescentou que a situação será avaliada novamente no próximo sábado para determinar se deve estender o fechamento da escola.

"Essa poluição é muito prejudicial para as crianças. As máscaras devem ser obrigatórias nas escolas. Estamos de olho na saúde das crianças nas classes seniores ", disse o ministro sênior do Punjab, Marriyum Aurangzeb, em uma coletiva de imprensa no domingo.

Contadores de poluição foram estabelecidos em hospitais, acrescentou ela.

Respirar o ar tóxico tem consequências catastróficas para a saúde, com a OMS dizendo que derrames, doenças cardíacas, câncer de pulmão e doenças respiratórias podem ser desencadeados por exposição prolongada.