Equipes de resgate procuram sobreviventes do terremoto na Turquia e Síria; o número de mortos supera 11.000

Fonte: Wikinotícias

8 de fevereiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Equipes de resgate na Turquia e na Síria correram contra o tempo e o frio de quarta-feira para encontrar sobreviventes enterrados nos escombros de edifícios derrubados por fortes terremotos que atingiram a região na segunda-feira e deixaram mais de 11.000 mortos.

O esforço de resgate na Turquia envolveu 96.000 pessoas, informou a agência de gerenciamento de emergências do país na quarta-feira.

O terremoto é agora o evento sísmico mais mortal do mundo desde um terremoto e tsunami de 2011 que matou quase 20.000 pessoas no Japão.

O epicentro do terremoto antes do amanhecer de segunda-feira foi em Pazarcik, perto da cidade de Gaziantep, perto da fronteira Turquia-Síria. O presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, visitou a área na quarta-feira, incluindo uma parada em uma cidade de tendas em Kahramanmaras que a agência de gerenciamento de emergência montou para as pessoas afetadas pelo terremoto.

Erdoğan declarou sete dias de luto nacional e um estado de emergência de três meses em 10 províncias diretamente afetadas pelo terremoto.

Erdogan descreveu o terremoto como “único no mundo” e agradeceu ao Catar por oferecer 10.000 casas em contêineres para pessoas desabrigadas.

Equipes de busca e ajuda de emergência de todo o mundo chegaram à Turquia e à Síria enquanto equipes de resgate cavavam os escombros em uma busca desesperada por sobreviventes. Algumas vozes que clamavam por ajuda silenciaram.

"Podíamos ouvir suas vozes, eles estavam pedindo ajuda", disse Ali Silo, cujos dois parentes não puderam ser salvos na cidade turca de Nurdagi.

Mais de 8.000 pessoas foram retiradas dos escombros somente na Turquia, disse o vice-presidente Fuat Oktay, e cerca de 380.000 se refugiaram em abrigos ou hotéis do governo. Eles se amontoavam em shoppings, estádios, mesquitas e centros comunitários, enquanto outros passavam a noite enrolados em cobertores ao redor de fogueiras.

Notícias relacionadas

Fontes