Equipes de busca nepalesas recuperam corpos de todas as 22 vítimas de acidente

Fonte: Wikinotícias

2 de junho de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Equipes de busca e resgate no Nepal recuperaram na terça-feira os corpos restantes das 22 vítimas a bordo de um voo com destino a Jomsom que caiu no domingo no Himalaia. A equipe também conseguiu recuperar a caixa preta do avião dos destroços.

“O último cadáver foi recuperado”, compartilhou um porta-voz do exército nepalês no Twitter no início do dia.

“Organizando para trazer os 12 corpos restantes do local do acidente para Katmandu.”

O voo operado pela Tara Air caiu 20 minutos depois de decolar de Pokhara, um popular destino turístico a oeste de Katmandu, capital do Nepal.

Três tripulantes e 19 passageiros, incluindo quatro peregrinos hindus e dois alpinistas alemães, embarcaram no domingo, antes de descer para as montanhas devido ao mau tempo.

Jomson é um destino popular para caminhadas e também o lar de Muktinath, um templo sagrado para hindus e budistas.

O voo de Pokhara para Jomson leva cerca de 30 minutos, mas a baixa visibilidade devido à forte neblina e chuva interrompeu seu curso normal.

Autoridades nepalesas disseram na segunda-feira que a causa do acidente não foi determinada, embora suspeitem que o avião caiu na encosta da montanha depois de perder contato com os controladores de tráfego aéreo enquanto navegava em um espaço aéreo desafiador.

Puskal Sharma, chefe do aeroporto de Jomsom, disse que dois pequenos aviões pousaram com sucesso no início do dia antes que o tempo mudasse.

No entanto, o voo tem uma longa história de ser uma das rotas mais arriscadas a serem realizadas no Nepal. Os pilotos devem navegar em um terreno desafiador de vales estreitos, curvas fechadas e bolsões de espaço aéreo com baixa visibilidade. Acidentes de avião são mais comuns do que o normal na região.

Em 2016, um voo da Tara Air caiu enquanto fazia a mesma rota da aeronave que caiu no domingo.

O governo nepalês disse que estabeleceu um painel de cinco membros para determinar a causa do acidente e sugerir medidas de prevenção para o futuro.

Fontes