Ir para o conteúdo

Equipes da ONU atuam para remover escombros e explosivos de Gaza

De Wikinotícias

20 de outubro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Nesse sábado (18), o diretor de operações humanitárias da ONU Tom Fletcher, avaliou o enorme desafio de restabelecer os serviços essenciais na devastada Faixa de Gaza, enquanto a troca de restos mortais entre Israel e Hamas continuava.

Fletcher enfatizou a extensão da devastação durante uma visita à cidade de Gaza.

"Estive aqui há sete ou oito meses. A maioria dos edifícios ainda estava de pé. Mas agora é absolutamente espantoso observar como uma grande parte da cidade se transformou em um terreno baldio", afirmou à AFP no bairro de Sheikh Raduan, localizado ao norte da cidade.

"Agora temos um grande plano de 60 dias para intensificar o fornecimento de alimentos, distribuir um milhão de refeições por dia, começar a reconstruir o setor de saúde, instalar tendas para o inverno e reenviar centenas de milhares de crianças às escolas", esclareceu.

Alguns projetos em andamento visam desobstruir rotas de transporte e facilitar o acesso a serviços essenciais. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento estima que seja necessário remover de 55 a 60 milhões de toneladas de entulho. Com o início do cessar-fogo, cresceu a ameaça de artefatos explosivos não detonados, uma vez que milhares de habitantes estão se deslocando dentro da Faixa.

O diretor da ONU, que ingressou no território na sexta-feira (17), declarou que o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) terá que lidar com uma "tarefa monumental". "Mas devemos isso ao povo local, que enfrentou tantas dificuldades", acrescentou.