Emergência sanitária declarada no Peru devido à gripe aviária

Fonte: Wikinotícias

1 de dezembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Serviço Nacional de Sanidade Agrária do Peru (Senasa) declarou emergência sanitária em todo o território nacional por um período de 90 dias corridos, na presença de influenza aviária de alta patogenicidade em aves domésticas ou de quintal.

Os primeiros casos encontrados foram localizados no norte do país sul-americano, especificamente em um curral no distrito de San José em Lambayeque somado à descoberta de aves, incluindo pelicanos mortos nas margens do Mar Lurín, localizado ao sul do capital, Lima.

Pelo menos 13.000 pelicanos morreram até agora em novembro ao longo da costa do Pacífico do Peru de gripe aviária.

As autoridades apelaram à população para se manter afastada de qualquer ave encontrada morta na costa e estabeleceram um número de telefone para comunicar qualquer incidente deste tipo e assim evitar a propagação do vírus.

Durante o período de emergência sanitária, que pode ser prorrogado após avaliação epidemiológica, as autoridades intensificaram as ações de vigilância e controle da gripe conhecida como H5N1.

De acordo com a norma estabelecida pelo governo peruano e detalhadamente explicada no jornal oficial El Peruano, qualquer pessoa física ou jurídica está proibida de movimentar aves domésticas vivas e produtos de risco provenientes de áreas consideradas como foco.

Da mesma forma, as aves domésticas vivas não podem circular no território nacional sem o correspondente certificado sanitário.

Além disso, alertam para a obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individual no manejo de aves com sintomas ou suspeita de gripe aviária, bem como a proibição de lançamento de aves mortas em canais de irrigação, drenagem ou rios.

Vale ressaltar que o vírus da influenza aviária A (H5N1) ocorre principalmente em aves, é altamente contagioso entre elas e pode ser mortal, principalmente para aves domésticas.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) indicaram que os sintomas da gripe aviária em humanos são muito semelhantes aos de um resfriado.

Fontes