Embarques de petróleo e gás geram receita recorde no Canal de Suez

Fonte: Wikinotícias

3 de maio de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O chefe da Autoridade do Canal de Suez do Egito diz que o canal recebeu receita recorde de mais de US$ 620 milhões em abril. Analistas dizem que isso se deve em parte aos países do Golfo Pérsico que enviam mais petróleo e gás para a Europa, já que o conflito Rússia-Ucrânia reduz as exportações desses dois países.

A Autoridade do Canal de Suez do Egito registrou receita recorde de US$ 629 milhões em abril de 2022, com 1.929 navios passando pelo canal, representando um aumento de 6,3% no tráfego em relação a abril do ano passado.

O chefe da Autoridade do Canal, Osama Rabieh, disse à TV egípcia na terça-feira que o conflito Rússia-Ucrânia pesou nas receitas do canal em abril, mas que os “efeitos positivos foram mais poderosos que os negativos”.

Ele diz que sabia que o conflito Rússia-Ucrânia teria repercussões positivas e negativas nas receitas do Canal de Suez após o início do conflito, mas que felizmente o positivo superou o negativo e um aumento nos embarques de petróleo e gás do Golfo para a Europa superou a diminuição do tráfego da Rússia e da Ucrânia através do canal.

O sociólogo político egípcio Said Sadek disse que o conflito na Ucrânia teve um claro “impacto no fornecimento de gás que passa pelo Canal de Suez. (Como) a Europa tentou se livrar do gás russo e os estados do Golfo — particularmente o Qatar — começaram a bombear mais gás natural liquefeito (GNL) através de navios-tanque que atravessam o canal.”

Sadek também aponta que com as tensões aumentando em todo o mundo e os preços dos alimentos, combustíveis e seguros aumentando, “era natural que as tarifas do Canal de Suez também aumentassem”. A Autoridade do Canal de Suez aumentou as taxas, ano a ano, desde 2021.

Paul Sullivan, analista do Oriente Médio de Washington, observa que o tráfego de petróleo e gás do Golfo será cada vez mais importante à medida que o conflito continua e a Europa precisa diversificar suas fontes de petróleo e gás

“À medida que a situação na Europa continua a se desenrolar, o que eu esperaria é que mais tráfego de GNL passasse pelo Canal (Suez) de locais ainda mais distantes, porque agora há um debate na Europa sobre o corte de gás (da Rússia) inteiramente, e os russos estão constantemente ameaçando fazer isso, e também o petróleo vindo do Golfo e de outros lugares obviamente será cada vez mais importante”, disse ele.

Sullivan acrescenta que tanto a Arábia Saudita quanto os Emirados Árabes Unidos têm excesso de capacidade de bombeamento, e ele acha que é provável que eles “bombem mais petróleo à medida que o mercado ficar mais apertado devido ao conflito Rússia-Ucrânia, daqui para frente". Ele acha que a Arábia Saudita está agora adiando os aumentos de produção por motivos comerciais e não políticos, como sugerem alguns analistas.

Abou Diab aponta que os EUA “conseguiram persuadir países como Catar e Austrália a aumentar a produção de gás na direção da Europa e longe da Ásia”, acrescentando ainda mais ao tráfego do Canal de Suez.

Fontes