Em um mês, conflito na Ucrânia deixa 179 soldados mortos e 81 desaparecidos

Fonte: Wikinotícias

22 de fevereiro de 2015

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Cerca de 180 soldados ucranianos foram mortos em um mês na batalha de Debaltseve, no Leste do país, e 81 continuam desaparecidos, revelou hoje (21) Iuri Biriukov, conselheiro do presidente Petro Poroshenko. De 18 de janeiro a 18 de fevereiro, 179 soldados foram mortos, 110 feitos prisioneiros e 81 estão desaparecidos, escreveu Biriukov em sua página do Facebook.

Os números fazem de Debaltseve, abandonada na quarta-feira (18), a batalha mais pesada para as forças ucranianas desde o início do conflito no Leste do país, que em dez meses causou cerca de 5,7 mil mortos.

“Esses dados não estão completos”, disse Biriukov. Segundo ele, a maioria das unidades das forças ucranianas misturo-se e se dispersou durante os violentos combates em Debaltseve. A localidade ficou praticamente cercado durante várias semanas pelos combatentes separatistas pró-Rússia, acrescentou Biriukov. Para ele, o número de mortos será ainda maior.

Cerca de 2,5 mil soldados ucranianos abandonaram Debaltseve na madrugada de quarta-feira, depois que os rebeldes conseguiram entrar na cidade e começaram os violentos combates de rua. Os separatistas eram “cinco a sete vezes” mais numerosos que os soldados ucranianos, disse o conselheiro.

Os rebeldes pró-Rússia informaram ter encontrado os corpos de 57 soldados ucranianos nos escombros da cidade. De acordo com Biriukov, eles afirmam que detiveram entre 153 e 300 soldados ucranianos capturados em Debaltseve.

Fontes