Em sessão de homenagem, contabilistas defendem valorização da categoria

Fonte: Wikinotícias

1 de maio de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Valorização e qualificação profissional dos contabilistas foram causas defendidas em sessão especial remota do Senado nesta sexta-feira (30) para comemorar o Dia do Contabilista, celebrado em 25 de abril. De iniciativa do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), a cerimônia homenageou cerca de 500 mil profissionais em todo o país que, segundo o parlamentar, “são fundamentais para alavancar a economia brasileira”.

Contador por formação e profissão, Izalci observou que, além de empresas e governos, o cidadão também faz uso das Ciências Contábeis nos orçamentos familiares, “o que mostra a amplitude e a imprescindibilidade da área”. Ele destacou seu trabalho, como parlamentar, para atender às reivindicações da classe.

- O ministro da Economia, Paulo Guedes, prometeu aqui, em reunião, que iria rever a questão das multas acessórias. Solicitei também a ajuda do presidente desta Casa [Rodrigo Pacheco] para que atue junto ao presidente da Câmara [Arthur Lira], para votar logo o projeto que anistia as multas da Gfip [Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social]. Nós o aprovamos aqui no Senado, fruto de acordo com o governo, e o texto se encontra em regime de urgência na Câmara. Em Plenário, fiz um pronunciamento pedindo ao governo que não desfaça o acordo realizado e cumpra o que prometeu. Vamos continuar lutando e cobrando sem descanso, com o apoio de todas as instituições que representam a nossa categoria – declarou.

Saúde financeira

A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) enalteceu a iniciativa de Izalci Lucas e afirmou que os contadores são responsáveis pela “saúde financeira, econômica e patrimonial do país e dos cidadãos”. Ela mencionou que até mesmo os assessores do Congresso Nacional precisam de preparo profissional na área, a fim de ajudar os parlamentares na elaboração das propostas legislativas.

- Por exemplo, estou defendendo um projeto que cria o piso salarial dos trabalhadores da Enfermagem, e a gente precisa do impacto financeiro [da medida]. Então, eu quero dizer parabéns Izalci, parabéns aos contabilistas ou contadores. É um serviço essencial. Vocês que dão o diagnóstico e mostram o caminho para a saúde financeira e patrimonial, seja da pessoa física ou de um país ou estado – comemorou.

Fontes