Em plena primavera, Páscoa vai terminar com neve na Europa

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

3 de abril de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

A Sexta-feira Santa começou amena e agradável na Europa, com o tempo primaveril permanecendo até amanhã, quando pelas Terras Altas da Escócia a chuva chegará no final do dia, com potencial para se transformar em aguaceiros invernais em plena primavera.

Esta mudança no tempo será provocada por onda de frio vinda do Ártico que vai varrer o Reino Unido de norte a sul entre o final do domingo de Páscoa e a segunda-feira, com a neve seguindo a chuva. O meteorologista Mark Sidaway do Met Office alertou para "temperaturas congelantes" já partir da noite de amanhã.

A neve na região, segundo o Your Weather, é ​​mais provável ao longo da costa norte e em áreas mais elevados, e um aviso amarelo, tanto para neve como para vento forte, foi emitido pelo Met Office para o norte da Escócia, incluindo as Terras Altas, Caithness, Orkney e as Ilhas Shetland. Granizo também é esperado. Será "um final dramático para o fim de semana da Páscoa", escreveu a meteorologista Clarissa Wright no Your Weather.

O fenômeno em curso é chamado de "explosão do Ártico" pelos meteorologistas e depois de entrar pelo Reino Unido e a Irlanda, se espalhará pela Europa central e pelo Mediterrâneo entre a segunda e terça-feira, provocando nevascas e acúmulo de neve nas regiões dos Alpes e dos Bálcãs.

Frio persistente

Em plena primavera, na próxima semana as temperaturas serão mais frias do que a média para a época do ano em boa parte da Europa, desde o Reino Unido até a Península Ibérica, o Mediterrâneo e também o extremo sul da Península Balcânica, o que é um grande contraste com a última semana de março, quando as temperaturas atingiram 20 graus em diversos países, incluindo a Inglaterra.

Durante a semana, as temperaturas podem chegar a -10ºC em algumas regiões, reporta o meteorologista Marko Korosec para o Severe Weather Europa, inclusive na Alemanha, onde a mesma temperatura pode ser esperada à noite, enquanto durante o dia, até quinta-feira ao menos, os termômetros devem marcar entre 3º a 10ºC, reporta o meteorologista Johannes Habermehl para o Das Wetter.

Danos à agropecuária

Geadas generalizadas têm grande probabilidade de ocorrer depois da passagem da frente e podem causar estragos à agricultura, afetando as plantas mais vulneráveis, incluindo as flores de árvores frutíferas. "Esses surtos de massas de ar frio no final da temporada não são nada bons, mas eventos muito perigosos para esta vegetação vulnerável", escreveu Korosec.

O frio também preocupa os criadores de gado. Phil Stocker, presidente-executivo da National Sheep Association do Reino Unido, disse que "os criadores de ovelhas e gado, especialmente nas terras altas do Reino Unido, estão perfeitamente cientes do potencial de uma onda de frio da primavera que pode trazer devastação e perdas destruidoras de almas durante a época do parto", mas que "estar ciente da mudança que se aproxima permitirá aos agricultores amortecer os impactos, tomando medidas para evitar perdas ainda piores".

Notícia Relacionada

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit