Em nova polêmica envolvendo questão racial, baronesa é obrigada a pedir demissão; ela trabalhava com a Rainha Consorte

Fonte: Wikinotícias

30 de novembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A nobre inglesa Susan Hussey se demitiu hoje depois de uma convidada da Rainha Consorte Camilla divulgar uma conversa que aconteceu ontem durante um evento ao qual havia sido convidada. Representante da ONG Sistah Space, Ngozi Fulani, uma mulher preta, foi repetidamente inquirida por Susan para que dissesse de que país africano ela vinha, mesmo tendo dito que seus antepassados não haviam deixado registros e que tinha nascido no Reino Unido. Susan insistiu sete vezes na mesma pergunta.

Fulani, que não se referiu ao nome, apenas às iniciais HS, mesma divulgou a conversa no Twitter da ONG (aqui), deixando visível a insistência de Susan: "Mas de que nacionalidade você é?" (...) "Mas de onde você realmente vem, de onde sua gente vem?"

"Tenho sentimentos confusos sobre a visita de ontem ao Palácio de Buckingham. 10 minutos depois de chegar, uma funcionária, Lady SH, aproximou-se de mim e levantou meu cabelo para ver o meu nome na etiqueta. A conversa abaixo aconteceu. O resto do evento é um borrão [na memória]", escreveu Fulani em seu Twitter no início desta manhã, posteriormente adicionando que “não é nosso desejo revelar a identidade da pessoa envolvida; é o sistema que precisa ser revisto. Sim, a pessoa foi ofensiva, mas não adianta nomeá-la e envergonhá-la, pois isso apenas nos tornaria tão maus quanto ela. Preferimos que isto seja tratado de forma gentil”.

O incidente acontece cerca de três anos após o Príncipe Harry e sua esposa Meghan Markle terem deixado o Reino Unido devido a ameaças racistas. Em março de 2021, inclusive, Meghan Markle, cuja mãe é afro-americana, falou para Oprah Winfrey que o racismo acontecia também dentro do Palácio de Buckingham.

Reações

Uma outra convidada, Mandu Reid, que testemunhou a conversa, prestou apoio a Fulani e disse em entrevista à BBC que as perguntas foram "ofensivas, racistas e hostis".

Já o Palácio de Buckingham emitiu um comunicado enfatizando que "levamos este incidente muito a sério e investigamos imediatamente para entendermos tudo o que aconteceu. Neste caso, foram proferidos comentários inaceitáveis ​​e profundamente lamentáveis (...) e a pessoa em questão gostaria de expressar as suas sinceras desculpas pelos danos causados, tendo-se afastado do seu cargo honorário com efeito imediato" e que "todos os membros do staff foram relembrados das políticas de diversidade e inclusão que devem manter em todos os momentos”.

O Príncipe William, que está em Boston desde ontem com sua esposa para participar de um evento, expressou através de um porta-voz que "o racismo não tem lugar em nossa sociedade".

Quem é Susan?

Lady Susan Hussey tem 83 anos e é uma nobre britânica, filha do 12º conde Waldegrave e irmã do 13º conde Waldegrave. Ela foi esposa de Marmaduke Hussey, Barão Hussey de North Bradley, já falecido, e é madrinha do Príncipe William.

Durante muitos anos ela foi dama de companhia da Rainha Elizabeth e na semana passada havia sido nomeada pelo Rei Charles como "Senhora da Casa" para trabalhar no Palácio durante os eventos mais importantes devido ao conhecimento que tinha sobre as atividades envolvendo as recepções.

Fontes