Em meio à pandemia de covid-19, está tudo pronto para as Olimpíadas de Tóquio

Jogos Olímpicos de Verão de 2020

22 de julho de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os Jogos Olímpicos de Tóquio começam amanhã, com a cerimônia de abertura marcada para as 20 horas - em horário local.

Será, devido à pandemia de covid-19, um evento diferente, sem público nas arquibancadas do Novo Estádio Olímpico de Tóquio e com a presença, apenas, de convidados especiais, entre eles o presidente da França, Emmanuel Macron, a primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, e o Imperador Naruhito, que fará a declaração oficial da abertura dos Jogos.

Com a participação de cerca de 11 mil atletas, incluindo estrelas como Messi e Neymar no Futebol e Novak Djokovic no Tênis, as provas esportivas seguirão, também sem público, até o dia 08 de agosto.

Casos de Covid

Segundo o Japan Today, 79 pessoas ligadas aos Jogos já testaram positivo para a covid-19, algumas delas depois de chegarem ao Japão, de onde tiveram que voltar para casa.

A chegada de atletas e membros das equipes esportivas contaminados aumenta ainda mais a polêmica a respeito do evento, uma vez que a maioria dos japoneses se declarou contra a realização das Olimpíadas durante a pandemia, temendo um aumento de contaminações por Sars-Cov-2 no país.

Tóquio só de ontem para hoje registrou 1.979 novos casos da doença, sendo que a média em junho era de 432, reporta o jornal Mainichi.

Risco de cancelamento

Na terça-feira (20/07) o chefe do comitê organizador, Toshiro Muto, disse que o cancelamento do evento não estava descartado, no caso das infecções por covid aumentarem muito.

Ontem, Tedros Adhanom Ghebreyesus, chefe da OMS que está em Tóquio para a abertura, disse que casos de covid são esperados e que o importante será o manejo da situação, com o isolamento imediato dos infectados.


Notícia Relacionada

Fontes

((pt)) CEO da Olimpíada de Tóquio não descarta cancelamento de última hora — CNN, 20 de julho de 2021  

((en)) WHO leader says virus risk inevitable at Tokyo Olympics — Japan Today, 21 de julho de 2021  

((es)) Messi, Neymar, Eto'o y otras estrellas que iluminaron los Juegos Olímpicos [inativa] — Tokyo 2020, 21 de julho de 2021. Página visitada em 22 de julho de 2021. Arquivada em 22 de julho de 2021  

((en)) Tokyo reports 1,979 COVID-19 cases on July 22 — Mainichi, 22 de julho de 2021  

((es)) Los Juegos de la pandemia empiezan en silencio y pendientes de un hilo — Agencia EFE, 22 de julho de 2021  

((es)) Djokovic: "Será extraño un torneo sin Rafa Nadal o Roger Federer" — Agencia EFE, 22 de julho de 2021  

((en)) Suga kicks off Olympics diplomacy — Japan Today, 22 de julho de 2021