Elliot, a tempestade de neve que afetará o Canadá, EUA e a Europa

Fonte: Wikinotícias

23 de dezembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Elliot em 22 de dezembro

Uma tempestade de inverno chamada Elliot (também Elliott) está atingindo uma grande área do Hemisfério do Norte, entre o Canadá e Estados Unidos, e chegará também, nos próximos dias, ao norte da Europa. Milhões de pessoas estão sob alerta, com o NWS dos Estados Unidos prevendo temperaturas de -50ºC e o portal Windy prevendo acúmulo de neve de mais de 2 metros no oeste do Canadá, incluindo a região de Vancouver, e no sul do Alaska, incluindo a região de Anchorage (veja aqui).

A tempestade é uma intensa massa de ar polar que vem do Ártico e cuja interação com uma massa de ar mais quente e úmida provocará também a formação de um ciclone-bomba.

O sistema invernal representará desafios para os viajantes em meio aos feriados de Natal e Ano Novo, já que fortes nevascas, chuvas e ventos são esperados, tornando as viagens perigosas e, às vezes, impossíveis. Queda rápida e significativa de temperaturas podem provocar congelamento instantâneo de pontes e estradas e representam perigo significativo para quem ficar preso nas vias em meio às nevascas, alertou a NOAA.

Fontes