Eleições parlamentares na Turquia: AKP perde maioria absoluta

Fonte: Wikinotícias

Ancara, Turquia • 8 de junho de 2015

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Na eleição realizada em 7 de junho, o partido islâmico conservador AKP de Erdogan, depois de 13 anos no poder anteriormente, perdeu a maioria absoluta. Até mais recentemente, contava 312 dos 535 deputados da facção mais forte no Parlamento, que literalmente significa "Grande Assembleia Nacional da Turquia". Desta vez, o AKP ganhou 256 assentos únicos dos 550. Eles não conseguiram atingir seu objetivo mais mandatos do que em 2011, de modo que a mudança constitucional planejada provavelmente não poderá ter no lugar. Opositores políticos ao AKP estavam com medo, no caso de uma emenda constitucional, uma maior concentração de poder nas mãos de Erdogan e falaram de uma "possível ditadura". Além disso, o comportamento crítico de Erdogan contra os partidos da oposição na campanha eleitoral.

Em 2011, a AKP já tinha matematicamente perto de 49,8 por cento da maioria absoluta, mas obter quase 60 por cento dos assentos devido ao sistema de atribuição de mandatos. Desde então, houve formação e transferência de deputados do AKP. Por limiar eleitoral de 10 por cento, muitos pequenos e novos partidos têm poucas chances. Em 2012, o novo Partido Democrático dos Povos (Halkların Demokratik Partisi, HDP), que se originou juntou a vários deputados proeminentes. Agora chegou a um resultado respeitável de um começo alto a 13 por cento. O forte de direita Partido de Ação Nacionalista (Milliyetçi Hareket Partisi, MHP) foi capaz de registrar os ganhos e ficou em torno de 16 por cento. A força de segundo mais forte era o Partido Republicano do Povo (Cumhuriyet Halk Partisi, CHP), recebeu 25 por cento.

Doze deputados foram previamente inscritos. O seu número tinha dobrado desde 2011. O número atual de membros do sexo feminino do Parlamento foi de 77. A Constituição turca prevê que, após a data das eleições no prazo de 45 dias de um novo governo deve ser formado. Existem várias opções. Além disso, a composição dessas fracções podem alterarem a instrução e as conversões ao longo do tempo.

Notícia Relacionada

Fontes