Eleições no Brasil ocorre sem filas mas com problemas na biometria
27 de outubro de 2014
A aposentada Marizete Gomes, 57 anos, demorou pouco mais de um minuto para votar em seus candidatos a governador do Distrito Federal e presidente da República neste segundo turno. “Acho que foram dois segundos. Um segundo para cada um”, brincou. A biometria, segundo ela, funcionou de primeira. “Foi ótimo e totalmente o contrário do primeiro turno, quando fiquei por quase três horas na fila”, contou.
Lucimar Magalhães, 65 anos, também se surpreendeu com a ausência de filas e a facilidade da biometria. A autônoma não votou no primeiro turno porque não estava em Brasília e precisou justificar. “A biometria facilitou muito. Ficou tudo muito prático. A votação foi rápida, sem fila”, disse. Para ela, o esquema deve ser mantido nos próximos pleitos.
O técnico de segurança do trabalho Cléberson Oliveira, 35 anos, ficou satisfeito com a ausência de filas em seu local de votação. “Foi bem mais rápido do que eu esperava. No primeiro turno, justifiquei, porque estava em Minas. Agora que conheço, o sistema de biometria está aprovado”, avaliou.
Já a aposentada Neusa Leite, 59 anos, enfrentou problemas com a biometria no primeiro turno. “A máquina não conseguia ler minha digital de jeito nenhum”. Agora, no segundo turno, o problema se repetiu. Neusa conseguiu votar em ambos os turnos, mas vai precisar recadastrar a digital. “Pra mim, a biometria ainda não funcionou”, contou.
O militar Luís Henrique Rodrigues, 44 anos, também não deu sorte com a biometria neste segundo turno. O fiscal da seção tentou de tudo – até um paninho para secar o suor das mãos do eleitor. “Não adiantou. O sistema não reconheceu minha digital. Tentamos uma sete ou oito vezes”, disse. “Votei normalmente, mas vou procurar logo o TRE [Tribunal Regional Eleitoral] e deixar tudo certo para as próximas eleições”, completou.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
- Paula Laboissière. Edição: Denise Griesinger. Eleições no DF seguem sem fila e com problemas pontuais na biometria— Agência Brasil, 26 de outubro de 2014, 13hs08min
Esta licença não é mais válida para o conteúdo produzido após 23 de fevereiro de 2017. A partir desta data as notícias estão protegidas por direitos autorais. O texto poderá ser utilizado apenas para finalidades de uso pessoal, sem intuito comercial ou lucrativo. Ajude a reescrever as notícias. | ||
![]() |
A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Agência Brasil, sob a licença CC BY 3.0 BR. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) libera seus conteúdos à Agência Brasil sob domínio público e os termos de uso dela. |
![]() |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|