Eleições na Alemanha: Angela Merkel e Martin Schulz na disputa em meio ao avanço do nacionalismo alemão
24 de setembro de 2017
Os alemães foram às urnas neste domingo (24/09) em eleições gerais para definir os novos membros do Parlamento. Tudo aponta para mais uma reeleição do atual chanceler federal, Angela Merkel.
As projeções divulgadas após o fechamento das urnas confirmam a liderança do partido da chanceler Angela Merkel, da União Democrata-Cristã (CDU), com 33%. Em seguida, vem o Partido Social Democrata (SPD), atual parceiro da CDU no governo.
A disputa pelo terceiro lugar concentrra as atenções. Segundo as projeções, o partido populacional de direita Alternativo para a Alemanha (AfD), que chega a ser capitalizado como as preocupações de parte do eleitorado com uma crise migratória, 13,3%, logo atrás de CDU e SPD.
Além disso, as sondagens preveem que o partido ultradireitista Alternativa para a Alemanha (AfD) entrará para o Bundestag como terceira força parlamentar, com cerca de 11% dos votos.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
- Da Agência EFE. Colégios eleitorais abrem na Alemanha — Agência Brasil, 24 de setembro de 2017, 09h06min.
- Da Agência EFE. Principais candidatos, Merkel e Schulz votam nas eleições da Alemanha — Agência Brasil, 24 de setembro de 2017, 12h12min.
- Da Agência EFE. Boca de urna aponta vitória de Angela Merkel com 33,5% dos votos — Agência Brasil, 24 de setembro de 2017, 13h39min (matéria atualizada às 14h05 para incluir resultados de outros partidos).
- Da Agência EFE. Merkel diz que queria resultado melhor e promete "recuperar" parte dos eleitores — Agência Brasil, 24 de setembro de 2017, 14h54min.
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|