Eleições na Alemanha: Angela Merkel e Martin Schulz na disputa em meio ao avanço do nacionalismo alemão
24 de setembro de 2017
Os alemães foram às urnas neste domingo (24/09) em eleições gerais para definir os novos membros do Parlamento. Tudo aponta para mais uma reeleição do atual chanceler federal, Angela Merkel.
As projeções divulgadas após o fechamento das urnas confirmam a liderança do partido da chanceler Angela Merkel, da União Democrata-Cristã (CDU), com 33%. Em seguida, vem o Partido Social Democrata (SPD), atual parceiro da CDU no governo.
A disputa pelo terceiro lugar concentrra as atenções. Segundo as projeções, o partido populacional de direita Alternativo para a Alemanha (AfD), que chega a ser capitalizado como as preocupações de parte do eleitorado com uma crise migratória, 13,3%, logo atrás de CDU e SPD.
Além disso, as sondagens preveem que o partido ultradireitista Alternativa para a Alemanha (AfD) entrará para o Bundestag como terceira força parlamentar, com cerca de 11% dos votos.
Fontes
- Da Agência EFE. Colégios eleitorais abrem na Alemanha — Agência Brasil, 24 de setembro de 2017, 09h06min
- Da Agência EFE. Principais candidatos, Merkel e Schulz votam nas eleições da Alemanha — Agência Brasil, 24 de setembro de 2017, 12h12min
- Da Agência EFE. Boca de urna aponta vitória de Angela Merkel com 33,5% dos votos — Agência Brasil, 24 de setembro de 2017, 13h39min (matéria atualizada às 14h05 para incluir resultados de outros partidos)
- Da Agência EFE. Merkel diz que queria resultado melhor e promete "recuperar" parte dos eleitores — Agência Brasil, 24 de setembro de 2017, 14h54min
Esta página está arquivada e não é mais editável. |