El Chapo implora a López Obrador que facilite seu retorno ao México

Fonte: Wikinotícias

18 de janeiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

José Refugio, advogado do líder do Cartel de Sinaloa, Joaquín 'El Chapo' Guzmán, disse que o narcotraficante pede ajuda ao presidente Andrés Manuel López Obrador para voltar ao México, argumentando a "violação de seus direitos".

"Ele me pede para lutar por seu retorno ao México, vejo isso como um SOS", disse o advogado em entrevista ao jornalista Ciro Gómez Leyva, em seu programa na Rádio Fórmula. Segundo ele, o julgamento "não foi de acordo com o devido processo e vê que ele foi levado para os EUA com flagrante violação de seus direitos".

Refugio, que se encarregou de sua defesa durante seu processo de extradição em 2016, destacou que foi por meio da advogada que o representou nos Estados Unidos, Mariel Colón, que tomou conhecimento de sua situação.

Ele também disse que 'El Chapo' pediu que ele solicitasse uma entrevista com o presidente mexicano, mas que sabe que é difícil para ele conceder.

O jornal mexicano El Heraldo registrou que, ao ser questionado sobre o pedido do narcotraficante, durante a tradicional coletiva matinal, o presidente apenas afirmou: "Não vi, mas veremos".

O advogado de 'El Chapo' também afirmou que, dadas as péssimas condições em que vive em uma prisão norte-americana, Guzmán pede ao governo mexicano que repare as violações do governo do ex-presidente Peña Nieto.

"Nos 6 anos desde que esteve nos Estados Unidos, [Guzmán] não viu a luz do sol. De março [2022] até hoje, ele foi autorizado 6 ou 7 ligações com suas filhas, com seu advogado, com sua mãe", disse o defensor, depois de ler uma carta que 'El Chapo' enviou à embaixada mexicana nos Estados Unidos.

Fontes