Saltar para o conteúdo

Egito quer arrecadar dinheiro com países árabes para reconstruir a Faixa de Gaza

Fonte: Wikinotícias

20 de fevereiro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Egito quer angariar até 20 bilhões de dólares em três anos junto dos Estados árabes e do Golfo para a reconstrução da Faixa de Gaza. De acordo com o plano, os habitantes não seriam obrigados a sair e o território seria governado por palestinos.

O Egito, no entanto, não fez menções oficiais sobre o plano, mas Mohammed Hegazy, membro do Conselho Egípcio para os Negócios Estrangeiros, disse que proposta prevê três fases, repartidas por três a cinco anos.

“Durante a primeira fase, que durará seis meses (...) será utilizado equipamento pesado para limpar os escombros e serão criadas três zonas seguras para realojar os deslocados em alojamentos móveis"; a segunda fase exigirá “uma conferência internacional sobre a reconstrução” do território, sobretudo de infraestrutura essencial, como redes de água, eletricidade e de telecomunicações; e a terceira etapa terá como objetivo “relançar um processo político com vista a uma solução de dois Estados”, uma solução rejeitada por Israel.

“Uma iniciativa deste tipo exige uma unidade árabe sem precedentes”, afirmou Umer Karim, especialista em política externa saudita da Universidade de Birmingham. “Alguns países, como o Kuwait, injetarão fundos, talvez por razões humanitárias, mas outros Estados do Golfo imporão condições específicas antes de qualquer transferência financeiras. Os sauditas e os emiratis não gastarão um centavo se os cataris e os egípcios não derem garantias sobre o [destino do] Hamas" no pós-guerra, acredita Karim.

O plano do Egito vem duas semanas após Trump propor que os Estados Unidos tomassem Gaza e a transformassem num ponto turístico internacional.

A ONU estima que 53 bilhões de dólares serão necessários durante os próximos 10 anos para a reconstrução da Faixa de Gaza.

Notícias Relacionadas

[editar | editar código-fonte]