Ir para o conteúdo

Egito inaugura maior museu do mundo na presença de líderes mundiais

De Wikinotícias

2 de novembro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

A entrada do museu

Líderes de 80 países estiveram ontem em Gizé, Egito, para a inauguração de um novo museu, o maior do mundo. O Grande Museu Egípcio (GEM) abriga mais de 100.000 artefatos que cobrem sete milênios da história do país, da época pré-dinástica até as eras grega e romana.

Sua estrutura foi projetada para oferecer vistas deslumbrantes das pirâmides de Gizé, incluindo paredes envidraçadas e pisos que ficam à altura das pirâmides para permitir uma melhor vista.

Entre as lideranças, que foram recebidas pelo Abdel Fattah El-Sisi, estavam o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, o Rei Philippe da Bélgica, o Rei Felipe da Espanha, o Príncipe Alberto de Mônaco, a Rainha Rania da Jordânia, a Rainha Mary da Dinamarca, os primeiros-ministros dos países do Benelux, entre outros.

A famosa máscara de ouro de Tutancâmon

Coleção Tutancâmon

A principal atração é a coleção completa de objetos da tumba de Tutancâmon, exposta pela primeira vez em um só lugar. Isso inclui a famosa máscara de ouro, o trono e as carruagens do faraó.

Referências

[editar | editar código]