Editor de Hong Kong, Jimmy Lai, é condenado por fraude

Fonte: Wikinotícias

26 de outubro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Na terça-feira, um tribunal de Hong Kong considerou o editor Jimmy Lai culpado de duas acusações de fraude relacionadas a um arrendamento.

O tribunal decidiu que Lai e dois ex-executivos de uma de suas empresa, a Next Digital, haviam sublocado parte do espaço do escritório que abrigava a empresa Apple Daily, para outra empresa administrada por Lai.

O juiz Chan Kwong-chi disse que os negócios da empresa não estavam em conformidade com o contrato de arrendamento e que Lai havia escondido o fato de que a empresa estava usando espaço no prédio, informou a Associated Press.

O juiz disse não acreditar que Lai tenha esquecido que a empresa estava usando o espaço do escritório.

O ex-colega de Lai, Wong Wai-keung, também foi condenado por fraude.

Um segundo executivo, Royston Chow, fez um acordo para ajudar na investigação em troca de isenção de responsabilidade criminal.

O veredicto significa que Lai será “um prisioneiro condenado em seu julgamento pela lei de segurança nacional”, disse Caoilfhionn Gallagher, que lidera a equipe jurídica de Lai.

Lai, o fundador do icônico jornal pró-democracia de Hong Kong, o Apple Daily, deve ser julgado em 1 de dezembro sob a lei de Segurança Nacional de 2020, sob acusações de conspirar com potências estrangeiras.

Em um caso separado anterior, um tribunal condenou Lai por reunião ilegal e o sentenciou a 13 meses de prisão por sua breve aparição em uma vigília proibida para marcar o aniversário da Praça da Paz Celestial.

O advogado de direitos humanos Gallagher falou sobre o acúmulo de casos contra Lai.

“Vimos isso em muitos outros casos em relação a jornalistas sendo alvo de autoridades em todo o mundo”, disse Gallagher. “Em vez de apenas usar leis de difamação ou leis contra o terrorismo, que (as autoridades) usaram por muitos anos para tentar silenciar jornalistas, agora estão usando uma série de outras leis também, como fraude”.

Fontes