Saltar para o conteúdo

Eclipse lunar total será visível do Hemisfério Ocidental na quinta-feira

Fonte: Wikinotícias

13 de março de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A chamada "lua de sangue" ou eclipse lunar total será visível na noite de quinta-feira em grande parte do Hemisfério Ocidental.

Um eclipse lunar total será visível no Hemisfério Ocidental durante a noite de quinta-feira, com as melhores vistas da América do Norte e do Sul.

Os observadores do céu na África e em partes da Europa também podem ter a sorte de ter um vislumbre desse espetáculo celestial.

Um eclipse lunar ocorre quando a Terra, a Lua e o Sol se alinham e a sombra da Terra bloqueia, ou eclipsa, a Lua.

A Lua aparecerá como uma bola vermelha acobreada no céu, um fenômeno conhecido como lua de sangue. A cor da Lua é devido à filtragem de partículas espalhadas de luz solar através da atmosfera da Terra.

Os observadores do céu não precisarão de nenhum equipamento especial, óculos ou dispositivos para ver o eclipse, embora binóculos ou um telescópio possam fornecer uma visão melhor.

"Contanto que o céu esteja claro, você pode vê-lo", disse Shannon Schmoll, diretora do Planetário Abrams da Michigan State University, à Associated Press.

Na América do Norte, o horário de visibilidade máxima será às 2h59 EDT (6h59 GMT) de 14 de março. Nesse dia, a sombra mais profunda e escura da Terra, a umbra, cobrirá a lua. Espera-se que a lua fique completamente escondida por 65 minutos, embora o eclipse dure cerca de seis horas em sua totalidade.

Confira aqui onde e quando a lua de sangue será visível em diferentes partes do hemisfério.

O último eclipse lunar total ocorreu em 2022, mas o mundo não terá que esperar muito pelo próximo. Um eclipse lunar total ocorrerá durante a noite de 7 a 8 de setembro e será visível na África, Europa, Ásia e Austrália.

Um eclipse parcial ocorrerá no final deste mês, em 29 de março.