Ebola se espalha em Uganda

Fonte: Wikinotícias

24 de outubro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Pouco mais de um mês depois de declarar "surto de ebola", Uganda tenta impedir a propagação do vírus pelo país. Só em Kampala, capital da maior cidade do país, Masanafu, segundo a agência VOA, foram confirmados novos nove casos nos últimos dias, sete em torno de um mesmo paciente, que acabou falecendo.

Entidades, como a OMS e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) trabalham com o Ministério da Saúde de Uganda. "Estamos comprometidos em continuar trabalhando com o governo de Uganda por meio do Ministério da Saúde para garantir que o surto e Ebola seja contido", disse o Dr. Yonas Tegegn Woldemariam, representante da OMS em Uganda.

O ebola é uma doença grave, muitas vezes fatal, que afeta humanos e outros primatas, e em Uganda, dos 90 casos registrados durante o surto atual, 44 pessoas já morreram - letalidade de ~50%, portanto.

Há seis espécies diferentes de vírus causadores, três dos quais (Bundibugyo, Sudão e Zaire) já causaram grandes surtos anteriormente. O vírus em circulação em Uganda é a cepa sudanesa, para a qual ainda não há vacina, ao contrário do vírus do Zaire.

Notícias Relacionadas

Fontes