EUA sobretaxa alumínio e aço à importação

Fonte: Wikinotícias

8 de março de 2018

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Donald Trump, presidente dos EUA, fez um anúncio nesta quinta-feira (8) sobre a aplicação de taxas na importação de aço e alumínio ao país. Os EUA cobrarão uma taxa de 10% ao alumínio e de 25% ao aço. As taxas começarão a valer a partir de 23 de março.

Tarifa de 25% ao aço e 10% ao alumínio. O México e o Canadá são exceções e não serão tarifados. O Brasil é o 2º maior exportador de aço aos EUA, atrás apenas do Canadá. As taxas serão aplicadas a todos os países por enquanto, apenas Canadá e México que estão livres. Segundo Trump, as negociações com os dois países serão feitas ao âmbito do Nafta. Trump disse que possivelmente outros países também se tornem exceções e que a taxa é "muito justa", mas ressalvou que "especialmente para aqueles países que nos tratam bem".

Trump disse, em seu discurso, que a tarifa visa acabar com certas injustiças comerciais e preservar a segurança nacional. Trump afirma que "a indústria americana de aço e alumínio vem sendo devastada por práticas comerciais internacionais agressivas. É um assalto ao nosso país".

Ele afirma que a indústria nacional precisa ser "independente" e isso necessista de aço. "Se não tem aço, não tem país. Nossas indústrias foram pressionadas há anos por um comércio injusto. E isso vai parar," afirmou Trump.

Fontes