Saltar para o conteúdo

EUA se opõem à presença da Ucrânia na cúpula da OTAN

Fonte: Wikinotícias

15 de maio de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os Estados Unidos são contra o convite do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para a cúpula da OTAN em Haia no próximo mês, informou a agência de notícias italiana ANSA, citando fontes diplomáticas anônimas.

Kiev há muito busca a adesão ao bloco militar liderado pelos EUA – algo que a Rússia considera uma ameaça fundamental à sua segurança nacional. O presidente russo, Vladimir Putin, descreveu repetidamente a prevenção de tal cenário como um dos principais objetivos de Moscou no conflito ucraniano.

Desde que assumiu o cargo em janeiro, o presidente americano, Donald Trump, descartou em diversas ocasiões a adesão da Ucrânia à OTAN em um futuro próximo.

Em seu artigo, a ANSA informou que "por enquanto... um Conselho OTAN-Ucrânia em nível de líderes não está planejado", acrescentando, no entanto, que nenhuma decisão final foi tomada ainda. De acordo com a publicação, Kiev poderia participar de algumas das reuniões nos dias 24 e 25 de junho, mas apenas em nível de ministros das Relações Exteriores e da Defesa.

O veículo de comunicação italiano informou que, por enquanto, os únicos países não-membros que receberam convites são Japão, Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia.