EUA se movem para conter as consequências da falência bancária

Fonte: Wikinotícias

13 de março de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse na segunda-feira que nenhum prejuízo recairá sobre os contribuintes, já que o governo atua para tentar conter uma potencial crise decorrente da falência de dois grandes bancos.

“O povo americano e as empresas americanas podem ter certeza de que seus depósitos bancários estarão disponíveis quando precisarem deles”, disse Biden em um comunicado no final do domingo. “Estou firmemente comprometido em responsabilizar totalmente os responsáveis ​​por essa bagunça e em continuar nossos esforços para fortalecer a supervisão e a regulamentação de bancos maiores, para que não fiquemos nesta posição novamente.”

O Departamento do Tesouro dos EUA disse em comunicado no domingo que os depositantes do Silicon Valley Bank, com sede na Califórnia, e do Signature Bank, com sede em Nova York, terão acesso a todo o seu dinheiro.

A declaração ocorreu após uma reunião de autoridades dos principais reguladores financeiros e disse que o Federal Reserve também estava dando a outros bancos acesso a um programa de empréstimos de emergência para fornecer estabilidade adicional ao sistema bancário.

A Federal Deposit Insurance Corporation, que garante depósitos e supervisiona instituições financeiras, disse na segunda-feira que transferiu todos os depósitos do Silicon Valley Bank para o chamado “banco ponte”. O novo banco é administrado por uma diretoria nomeada pela agência até que consiga estabilizar as operações.

O Banco da Inglaterra também anunciou na segunda-feira a venda da subsidiária britânica do Silicon Valley Bank para o HSBC, a fim de estabilizar o banco, “garantindo a continuidade dos serviços bancários, minimizando a interrupção do setor de tecnologia do Reino Unido e apoiando a confiança no sistema financeiro”.

Um comunicado do Banco da Inglaterra disse que todo o dinheiro dos depositantes estava seguro e que o Silicon Valley Bank UK continuaria operando normalmente.

As ações foram motivadas pela falência do Silicon Valley Bank, que reguladores apreenderam na sexta-feira depois que preocupações sobre a saúde financeira do banco levaram um grande número de depositantes a sacar seu dinheiro ao mesmo tempo.

Com cerca de US$ 200 bilhões em ativos, a falência do Silicon Valley Bank foi a segunda maior da história dos Estados Unidos. O banco estava fortemente envolvido no financiamento de empresas de capital de risco, especialmente no setor de tecnologia.

O Signature Bank também tinha uma grande parcela de clientes no setor de tecnologia, incluindo criptomoedas. Sua falência, com mais de US$ 100 bilhões em ativos, foi a terceira maior da história do país.

Ambos os bancos foram afetados por um aumento nas taxas de juros, que afetou negativamente os valores de mercado de parcelas significativas de seus ativos, como títulos.

Notícias relacionadas

Fontes