Saltar para o conteúdo

EUA oferecem uma recompensa milionária pela captura de líderes do Clã do Golfo envolvidos no tráfico de seres humanos

Fonte: Wikinotícias

12 de junho de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O governo dos Estados Unidos anunciou ontem um pacote de recompensas que totaliza até 8 milhões de dólares por informações que levem à captura de membros do Clã do Golfo envolvidos no tráfico de seres humanos através da perigosa rota de Darien.

“As três recompensas de hoje apoiam os esforços de aplicação da lei na Colômbia, no Panamá e nos Estados Unidos para interromper o tratamento exploratório de migrantes de todo o mundo que procuram passagem pela região de Darién”, disse um comunicado do Departamento de Estado.

O Darién é uma faixa florestal que cobre áreas da Colômbia e do Panamá em cerca de 17.014 km2; enquanto o Darién Gap é um “trecho de 160 km de extensão dentro do departamento de Chocó, na Colômbia, na América do Sul, e da província de Darién, no Panamá, na América Central”, segundo dados do site especializado Wildlife Conservation Society.

“Estamos empregando todas as ferramentas à nossa disposição para desmantelar e desmantelar as redes de tráfico humano que espalham a miséria por todo o Hemisfério Ocidental”, disse a vice-procuradora-geral Lisa Monaco em um comunicado. "Para aqueles que traficam seres humanos através do Darien, eu digo: todo o peso do governo dos EUA recairá sobre vocês."

Existem três recompensas, nomeadamente: uma de até 2 milhões de dólares “por informações que levem à prisão e/ou condenação de qualquer líder importante do Cartel do Golfo (CDG) envolvido no tráfico de seres humanos em Darien”.

Além disso, o Departamento de Justiça, através da Iniciativa Anti-Contrabando de Recompensas (ASR), está a oferecer 1 milhão de dólares por informações que levem à perturbação dos mecanismos financeiros do CDG.

A recompensa de maior valor monetário, neste caso 5 milhões de dólares, destina-se a atrair informações para a captura de líderes do mesmo cartel, mas desta vez em relação às suas actividades de tráfico incentivando emigrantes estrangeiros a entrar ilegalmente nos Estados Unidos e que isso implica sua morte.

De acordo com um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), só entre Janeiro e Maio de 2024, cerca de 139 mil estrangeiros cruzaram a difícil rota de Darien, muitos deles na esperança de chegar aos Estados Unidos.

Dicas, afirma a nota, podem ser enviadas para Investigações de Segurança Interna (HSI) e para a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) pelo telefone (866) 347-2423 (ligação gratuita) ou online no site www.ice. gov/tips.